Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Conheça melhor alguns dos tipos de pimenta mais famosos no Brasil e escolha a sua favorita. Aproveite e descubra os benefícios que elas geram para a saúde
- Foto: Getty Images

Conheça os diferentes tipos de pimentas e saiba como utilizá-las

Conheça melhor alguns dos tipos de pimenta mais famosos no Brasil e escolha a sua favorita. Aproveite e descubra os benefícios que elas geram para a saúde

[PAGE TITLE]

Com sabores característicos e muito utilizados na culinária, os diferentes tipos de pimenta possuem cores e tamanhos únicos. Eles são conhecidos pela ardência que provocam quando consumidos e podem ser utilizadas de formas diversas em uma grande variedade de pratos.

A pungência é efeito da capsaicina, substância presente no fruto. Variações ambientais e genéticas, como condições climáticas e de crescimento, influenciam o nível de ardência, que é medido seguindo a Escala de Scoville.

As pimentas, normalmente, são utilizadas como um tipo de tempero, apesar de alguns entrarem no preparo de sobremesas ou serem consumidas como o próprio aperitivo. Aliadas a uma boa comidinha de boteco, ficam ainda mais irresistíveis.

Saboreie os tipos de pimenta mais conhecidos no Brasil

Pimenta dedo-de-moça

tipos de pimenta
Foto: Shutterstock

De origem brasileira, esta pimenta tem sabor e aroma mais suaves se comparada com outros tipos e esse é o motivo principal para seu sucesso. Seu consumo e uso podem ser feitos de diversas formas, desde molhos ou até mesmo em sobremesas. Ela contém vitamina A e C, sendo um ótimo antioxidante.

Pimenta biquinho

biquinho
Foto: Shutterstock

A pimenta biquinho se destaca por ser menos ardente e muito menor do que a maioria das pimentas. Exatamente por isso ela agrada até mesmo quem não gosta tanto do produto. Além do uso em receitas, é comum utilizar a pimenta biquinho como decoração em pratos e até mesmo como o próprio aperitivo.

Pimenta malagueta

malagueta
Foto: Shutterstock

Conhecida por ser uma das pimentas mais ardidas, a malagueta pode ser utilizada em receitas, mas o mais comum é o uso em molhos ou adição do vinagre (em que normalmente é conservada) no preparo de algum prato.

Pimenta jalapeño

jalapeno
Foto: Shutterstock

Com sabor característico e originária do México, a pimenta japaleño é utilizada na culinária em diversos locais do mundo. Ela é colhida ainda verde e pode ser utilizada em recheios, molhos, receitas com carne ou cruas. Se estiver fresca, é possível adicioná-la à saladas, principalmente as que tiverem tomate, já que a combinação entre os ingredientes tem sabor único.

Pimenta-do-reino

Foto: Shutterstock

Originada na Asia, essa pimenta logo ficou conhecida no mundo todo, o Brasil hoje é um dos maiores exportador deste tempero. De acordo com uma pesquisa feita pelo Nutrient Journal essa especiaria age nas enzimas digestivas, aumentando a absorção das vitaminas B e C, sêlenio e betacaroteno. Esse condimento é muito utilizados em carnes, também pode ser adicionados com ovos, saladas de verduras e legumes e suflês.

Pimenta caiena

tipos de pimenta
Foto: Shutterstock

Conhecida por ser a mais medicinal, ela traz vários benefícios para a saúde por ser rica em vitaminas A e C. Ela acelera o metabolismo, auxilia na má circulação do sangue e estimula na digestão, entre outros vários benefício. É mais indicada para se usar com peixes, carnes e frangos, também em sopas, caldos e até sucos.

Conserva de pimenta

É comum encontrar pimentas em conserva para vender. O produto pode ser feita com diversos ingredientes, sendo os mais comuns o azeite e o vinagre. Mas, você sabe a diferença entre esses dois tipos?

Conserva em vinagre

Esse tipo de conserva tem menos risco de contaminação (por conta da acidez do vinagre) e permite combinação de ingredientes, diferente da conserva de azeite. Além disso, é possível misturar diversos tipos de pimenta no mesmo frasco e adicionar condimentos que vão além do sal, como cravo-da-índia, cominho e alho, por exemplo.

Outro ponto positivo desse tipo de conserva é que a pimenta mantém sua estrutura mais crocante. O vinagre branco é o mais indicado por manter a coloração da pimenta mesmo depois de bastante tempo. Além disso, o próprio vinagre ganha um sabor picante e pode ser utilizado em diversas receitas.

Ingredientes:

  • 1/2 kg de pimenta dedo de moça (ou uma de sua escolha), devem estar limpas e secas sem o talinho
  • Vinagre branco
  • Sal a gosto
  • 5 gotas de limão

Modo de preparo:

Para esterelizar o vidro, lave bem, depois escalde em agua fervente, por uns 15 minutos, deixe escorrer virado de boca para baixo até secar. Depois de seco, coloque as pimentas no vidro até quase o nível da tampa. Pingue as gotas de limão. Coloque o sal. Encha o vidro com o vinagre e tampe bem. Agite o vidro para que haja a mistura dos ingredientes. Guarde fora da luz por volta de uns 15 dias, depois é só degustar.

Conserva em azeite

Um pouco mais difícil de ser feita, essa conserva de tipos de pimenta requer bastante atenção, já que se houver algum tipo de contaminação corre-se o risco de gerar uma intoxicação alimentar, como o botulismo. Por isso, é indicado que o processo de conserva seja feito por pessoas qualificadas na área para que este risco seja menor e o processo limpeza e preparação do alimento seja feito de maneira correta.

Diferente da conserva em vinagre, para conservar pimentas em azeite não pode haver mistura de pimentas nem adição de especiarias e temperos, já que a conserva pode durar menos tempo e o sabor da pimenta vai ser alterado.

Ingredientes:

  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de azeite de oliva
  • 4 dentes de alho amassados
  • 2 folhas de louro
  • 1 xícara (chá) de pimenta-do-reino em grãos
  • 1 xícara (chá) de pimenta malagueta inteira e lavada
  • 1 xícara (chá) de pimenta dedo-de-moça inteira e lavada
  • 1 xícara (chá) de pimenta-de-bode inteira e limpa

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e doure o alho com o louro. Reserve por 20 minutos. Intercale os tipos de pimentas formando camadas em vidros esterilizados, despeje o azeite, tampe os vidros e conserve em geladeira por até 2 meses.

Benefícios da pimenta

Você sabia que, além de deliciosa, a pimenta pode ser benéfica para o seu organismo? Ao ser consumida semanalmente ou em uma dieta regrada, é possível aproveitar das suas vantagens para a saúde.

Alivia a dor

O aumento do fluxo sanguíneo em algumas regiões do corpo quando consumimos pimenta pode ajudar no alívio de dores, como dor de cabeça e enxaquecas, por exemplo.

Previne doenças

Além da capsaicina, o betacaroteno e a vitamina C presentes na pimenta podem ajudar no combate e prevenção a várias doenças. Diabetes, problemas no coração e até mesmo o câncer de pâncreas e de próstata podem ser combatidos com o consumo de pimenta.

É anticoagulante

Problemas relacionados à circulação de sangue, como a formação de coágulos, podem ser combatidos com o consumo de pimenta. Isso porque as vitaminas A, C e algumas do complexo B ajudam na circulação e quebram os coágulos formados.

Leia também:

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Casa & Decor

Por meio do Feng Shui para home office, você conseguirá ter uma rotina mais organizada, com uma disposição de objetos favoráveis a sua produção

Moda & Beleza

No verão, é comum vermos as pessoas apostarem em versões jeans, mas como adequar a peça para estações mais frias? Veja maneiras de usar coletes de inverno

Receitas

Quer provar um docinho no lanche da tarde ou na sobremesa pós jantar? Conheça receitas com chocolate em pó que farão você pedir bis

Mundo místico

Saiba mais sobre a importância desta prática para o bem-estar do corpo e da mente, e aprenda a como fazer uma meditação budista guiada para iniciantes

Estilo de vida

Um perfil no Instagram mostra como as fotos postadas na internet são apenas um dos ângulos que exibimos sobre a realidade do corpo feminino

Moda & Beleza

Os males causados pela poluição na pele não são poucos, por isso todo cuidado é necessário para evitar o envelhecimento precoce causado pelas toxinas

Casa & Decor

Não sabe o que fazer para deixar sua casa mais quente durante o inverno? Confira essas dicas para afastar o clima gelado de cada cômodo

Estilo de vida

Os relacionamentos são parte importante de nossa vida. Saiba como eles são determinante para a nossa felicidade na pandemia no texto de Hilda Medeiros