ESTILO DE VIDA

Batata-doce: confira 5 motivos para incluí-la no seu cardápio!

A batata-doce, queridinha dos praticantes de academia, traz benefícios para qualquer tipo de pessoa que queira incluí-la na dieta. Confira suas vantagens!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/09/2016 às 18:45
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A batata-doce não é boa apenas para quem faz academia. Apesar de realmente  ajudá-los, ela é rica em nutrientes, e por isso, vantajosa para diversos aspectos do corpo e para vários grupos de pessoas. Confira, a seguir, os prós desse alimento que age de forma tão completa quando ingerido.

Batata-doce

Foto iStock.com/Getty Images

1. Controla o diabetes

Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, a batata-doce leva mais tempo para ser digerida, não liberando açúcares de forma rápida no organismo. Além disso, ela contém carotenoides, que aumentam a resposta do corpo à insulina e ajudam a estabilizar os níveis de glicose no sangue.

2. Aliada do corpo definido

Queridinha dos frequentadores de academias, seu consumo, quando combinado com uma proteína magra como o frango, auxilia no ganho de massa magra e na diminuição de gordura do corpo. “Quem pratica atividade física necessita de boas fontes de carboidratos que forneçam energia de forma adequada e auxiliem na perda de peso, e a batata-doce é um ótimo exemplo disso”, afirma a nutricionista Fernanda Machado. Além disso, o tubérculo fornece combustível para o organismo trabalhar e dá aquela força extra aos treinos.

batata-doce

Foto Istock.com/Getty Images

3. Fortalece a imunidade

Por ter boa quantidade de vitamina A, o alimento é indicado para melhorar a ação do sistema imunológico e prevenir doenças.

 4. Boa para os olhos

A vitamina A é importante para a visão, pois ela protege a região da córnea. Se há a falta desse nutriente, a pessoa pode ter dificuldades em enxergar em locais com pouca luz e ter alterações oculares que podem até evoluir para uma cegueira total. Além disso, ela evita doenças como olhos secos, cegueira noturna e a catarata, por conter betacaroteno.

5. Tem ação anti-inflamatória

Suas propriedades anti-inflamatórias estão associadas à presença de vitaminas B6 e C, betacaroteno e manganês, que fazem com que o alimento seja eficaz na cura de inflamações internas e externas.

Leia também: 

Consultoria Fernanda Machado, nutricionista