Emagrecer no inverno pode ser mais eficiente, diz nutróloga

A contagem regressiva para entrarmos no inverno começou, mas você sabia que esse é um ótimo período para emagrecer? Entenda melhor

Emagrecer no inverno é mais efetivo do que no verão
Emagrecer no inverno é mais efetivo do que no verão - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 30/05/2022 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A chegada oficial do inverno está bem próxima e já é possível perceber uma queda nas temperaturas, né? E é justamente nesse período que, por conta do clima mais friozinho, há uma desistência maior de frequência nos treinos e  na dieta. Mas você sabia que emagrecer no inverno pode ser muito mais efetivo? 

Pois é, isso é verdade! No inverno, nosso corpo precisa fazer um esforço maior para manter a temperatura corporal estável, e com isso, gasta-se mais energia. Sabe aquela sensação de fome fora do controle em dias frios? Então, acontece por isso. 

Contudo, a nutróloga Ana Luísa Vilela explica que o segredo é usar essa situação de forma favorável para emagrecer durante a estação. “Se o organismo gasta energia mais para manter o corpo aquecido, maior será a queima de calorias proporcionada pelos exercícios físicos, assim a perda de peso e redução de medidas também é maior”, confirma a especialista em emagrecimento. 

Mulher fazendo exercícios físicos no inverno
Praticar atividades físicas no frio pode ser uma ótima maneira de eliminar gordura localizada (Foto: Shutterstock)

Período também é melhor para manter a alimentação saudável à risca

A nutróloga também esclarece que manter a dieta no inverno é muito mais eficiente no inverno do que no verão, ajudando inclusive a eliminar as gordurinhas localizadas. Com a restrição calórica proporcionada pela dieta, o corpo terá que gastar o combustível guardado nesses locais. Ou seja, o inverno pode se tornar seu aliado, viu?

Ana Luísa também garante que dietas com restrição calórica não baixam a imunidade. “O consumo adequado de nutrientes que misturam verduras, frutas, proteínas e carboidratos moderados, além de emagrecer, melhoram a imunidade, pois fortalecem o organismo e aumentam ainda mais a capacidade de reagir contra agentes externos de gripes, viroses e resfriados”, afirma a profissional. Nesse sentido, nada de praticar uma dieta sem a orientação médica, tudo bem? 

Agora que você já sabe que treinar e se alimentar de forma correta pode te ajudar a emagrecer no inverno, separamos algumas dicas listadas pela nutróloga que podem te ajudar a manter a disciplina durante a temporada mais fria do ano. Confira a seguir!

Dicas de alimentação que podem te ajudar a emagrecer no inverno:

  •  Aumente o consumo de proteínas: a especialista em emagrecimento explica que esses nutrientes demoram mais para serem metabolizados, dando uma sensação maior de saciedade;

  • Evite o excesso de carboidratos, pães, bolos e massas brancas;

  • Abuse de chás que aumentam a sensação de bem-estar e diminuem a vontade de ingerir doces e açúcares;

  • Priorize frutas típicas da estação ricas em vitamina C: entre elas estão o morango, o limão e o maracujá;

  • Se não dá para fugir da salada, o melhor é adaptá-la ao clima: no caso das verduras e legumes, a versão cozida aquece mais o corpo, proporcionando praticamente os mesmos benefícios. É possível também preparar sopas, cremes, omeletes e suflês com esses alimentos, sem prejudicar o sabor. Em relação às frutas, como maçã e banana, ela sugere aquecê-las no forno ou no micro-ondas e salpicar canela em pó e, se preciso, adoçante, para dar uma cara de sobremesa ao item saudável;

Fonte: Ana Luísa Vilela, médica nutróloga e especialista em emagrecimento.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.