Adeus, pochete! 6 exercícios para perder barriga

Já tá pensando no projeto verão e em formas de perder a gordura localizada na barriga? Então veja 6 exercícios que podem ajudar

A gordura localizada na barriga incomoda muitas mulheres
A gordura localizada na barriga incomoda muitas mulheres - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 26/05/2022 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se tem uma coisa que incomoda bastante a mulherada é a gordurinha localizada, né? Quando ela ocorre na região abdominal, por exemplo, existe até um apelido especial para o acúmulo: pochete. Por isso, é bem comum que os exercícios para perder barriga sejam um dos mais buscados na internet.

Mas, antes de mais nada, vale a pena desmistificar algumas informações sobre o assunto, viu? A primeira delas é a de que não existe uma maneira comprovada para secar locais específicos do corpo como o abdômen, braços e pernas

Então, mesmo que o seu corpo esteja em processo de déficit calórico, essa perda de peso vai acontecer de um modo geral. Nesse sentido, as gorduras localizadas são as mais difíceis de perder, como a própria pochete. Ou seja, para ver um resultado efetivo nesses locais, é necessária muita paciência e principalmente, não desistir do processo.

No entanto, é possível estimular os músculos de uma determinada parte do corpo para que, junto com o processo total de emagrecimento, ocorra uma hipertrofia e a musculatura — à grosso modo — empurre a gordura localizada e fique mais próxima da pele. Se o seu objetivo for perder barriga, por exemplo, ter um abdômen bem desenvolvido — além de pouca massa gorda e retenção hídrica total — é o que vai causar aquele aspecto de “tanquinho”.

“Importante ressaltar que os exercícios abdominais não diminuem a gordura abdominal, eles fortalecem os músculos, que podem ter um efeito postural significativo no visual. Para diminuir a gordura abdominal há que se cuidar da alimentação e treinar. Quando falo em treino, existem exercícios que atendem a ativação metabólica e o core abdominal”, conta o educador físico, Giuliano Esperança.

O especialista ainda separou seis exercícios que vão te ajudar a elevar o gasto calórico, potencializar o metabolismo e tonificar a região do abdômen. Confira:

Mulher com barriga tanquinho
Para conquistar a barriga dos sonhos, é necessário ter muita persistência, além de uma boa alimentação (Foto: Shutterstock)

1. Corrida no lugar:

Execute a movimentação da corrida no lugar, aplicando a mesma característica da corrida com deslocamento. Lembrando a grande importância de manter os trabalhos cruzados de pernas e braços. A altura do joelho, depende do seu grau de condicionamento. Iniciantes devem manter o trabalho leve, fazendo movimentos com suavidade e gentileza.

2. Prancha:

Deite-se no chão, com a barriga para baixo. Apoie apenas os cotovelos, antebraços e pés no solo. Permaneça nessa posição, sempre contraindo o abdômen e os glúteos.

3- Polichinelo no lugar sem salto:

Afaste as pernas e braços para o lado direito, retorne à posição inicial e nesse momento ative o abdômen. Faça o mesmo gesto, agora se movimentando para a esquerda. Um exercício seguro e sem impacto. É também um trabalho aeróbico simples que ajuda a eliminar gordura localizada, pois podemos associar ativação abdominal, treinando a mente sobre a importância de ativar o abdômen em pé.

4. Crunch + Elevação de quadril:

Associamos fortalecimento abdominal com fortalecimento de glúteos e posteriores de coxa — essenciais para proteger a coluna e melhorar o efeito estético pelo realinhamento postural. Execute o abdominal, expirando o ar na flexão e retorne à posição inicial. Posicione os pés no solo e eleve o quadril ativando o glúteo, sustentando essa posição por pelo menos 2 segundos.

5. Escalador na parede:

Apoie-se na parede com as duas mãos na altura e largura dos ombros. Mantendo os cotovelos ligeiramente flexionados, faça a movimentação alternada das pernas, lembrando sempre de ativar o abdômen para perder gordura localizada. A velocidade pode ser desde uma marcha para os iniciantes, como uma corrida para os mais avançados.

6. Abs Bike:

Um excelente exercício abdominal, que trabalha a extensão e flexão das pernas. Faça a contração abdominal com o movimento de rotação, alternadas de braços e perna. Solte o ar sempre que for aproximar o cotovelo direito, do joelho esquerdo. Inspire e troque o lado, lembrando de ativar o abdominal e com foco na qualidade e não na quantidade.

Vale lembrar que essa sequência foi elaborada para você realizar dentro do seu ritmo, sem pensar em repetições. Cada exercício deve ser realizado por 2 minutos, alternando 20 segundos de execução e 20 segundos de recuperação.

Fonte:Sportlife.

TAGS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.