Dicas para acelerar metabolismo e emagrecer com saúde

Existem 4 atitudes que você pode manter diariamente para acelerar seu metabolismo; confira quais são

Lembre de sempre respeitar os limites de seu próprio corpo para emagrecer de forma saudável
Lembre de sempre respeitar os limites de seu próprio corpo para emagrecer de forma saudável - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 28/04/2022 às 16:00
Atualizado às 16:00

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O nosso organismo, às vezes, vira um dos principais rivais de quem está em busca do emagrecimento. Dependendo do seu funcionamento, há quem tenha um metabolismo mais preguiçoso — que demora mais para mostrar resultados —, como também há aqueles que possuem um metabolismo acelerado, ou seja, que processa as calorias ingeridas mais rápido. E a segunda opção é a que muitos sonham em ter, não é mesmo? 

Até existem alguns truques para deixar o metabolismo mais acelerado, no entanto, vale lembrar que existem alguns impeditivos que provocam uma dificuldade maior, como a idade, por exemplo. Estudos mostram que a partir dos 35 anos, a massa muscular passa a diminuir cerca de 6% a cada década e, com isso, menos calorias são queimadas.

Ainda assim, existem maneiras de acelerar o metabolismo que podem te ajudar a queimar mais calorias. Confira abaixo quais são:

1. Faça atividade física diariamente

Um dos melhores segredos para manter o metabolismo ativo é se exercitar. Não há escapatória. Vale qualquer atividade física, desde sair de casa para caminhar até levantar pesos. Reserve no mínimo 45 minutos por dia aos exercícios.

Outra dica que vale a pena colocar em prática: faça um trabalho de força. Os músculos consomem mais energia (calorias) que gordura. Ou seja, é sucesso!

2. Inclua gorduras na sua dieta

Mas neste caso é a gordura boa, tá bom? Um estudo publicado na revista Cell Metabolism mostrou que a introdução de gorduras boas na dieta resulta em níveis mais equilibrados de açúcar e colesterol. Parece fundamental adicionar à dieta uma quantidade adequada de gordura para ativar as enzimas do fígado implicadas no metabolismo — a gordura de reserva não é suficiente para isso. Mas sem abusar, claro!

3. Não passe fome

Não caia na cilada das dietas muito restritivas. Elas não funcionam no longo prazo e não lhe dão energia para conseguir realizar uma atividade física — a única forma de manter o metabolismo ativo. Para emagrecer, é preciso gastar mais calorias do que as ingeridas.

Ao comer, também se gasta energia para absorver, transportar, armazenar e metabolizar os alimentos. Por isso, quando começar o seu plano de emagrecimento, mantenha uma ingestão ligeiramente abaixo do normal, eliminando apenas os excessos e retirando mais alimentos apenas quando o progresso estancar.

4. Evite o álcool

Essa é uma das dicas para queimar mais calorias que pode doer em alguns.  Entretanto, é necessário entender que depois das gorduras, o álcool é o alimento com maior densidade energética. Um grama de álcool tem 7 calorias. Mesmo o vinho tinto, rico em resveratrol — nutriente saudável —, pode ter 120 calorias por copo. Por isso, deixe as bebidas para uma ocasião especial, tudo bem?

Fonte:SportLife.

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