Calorias negativas: quais são os alimentos que não engordam?

Você sabia que existem alimentos que não engordam? Pois é! Conheça um pouco mais sobre as comidas de caloria negativa

Você já ouviu falar em calorias negativas?
Você já ouviu falar em calorias negativas? - Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/04/2022 às 18:00
Atualizado às 18:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Existem muitas dietas que prometem ser milagres, como emagrecer muitos quilos em poucos dias. Apesar de muito tentadoras, a maioria dos adeptos não obtém o resultado desejado ou sofre o famoso efeito sanfona: emagrece e depois volta a engordar. No entanto, existem, de fato, comidas que não engordam, conhecidos popularmente como alimentos de caloria negativa.

Você, provavelmente, já se pegou contando as calorias de um alimento antes de comê-lo, seja observando na embalagem ou usando aplicativos que fazem esse cálculo, e imaginou como seria bom poder comer sem engordar nada. Graças à termogênese, isso é possível. Determinados alimentos exigem que o organismo tenha um grande déficit calórico para ingeri-lo, superior ao ganho pela ingestão. 

Dessa forma, quando você consome algo com alto poder termogênico, seu corpo acaba gastando mais calorias do que ingerindo. Assim, mesmo comendo, não haverá ganho de calorias, pelo contrário, haverá perda. Essa aceleração no metabolismo permite, portanto, a perda de peso. 

Contudo, é necessário que um profissional, como médico ou nutricionista, libere quais e quantos desses alimentos você pode e deve consumir. Porque, apesar dos benefícios, um consumo exacerbado pode trazer alguns males à saúde, como, por exemplo, a elevação dos batimentos cardíacos. Além disso, o organismo pode acabar se acostumando e passará a exigir cada vez mais, em maior quantidade. 

Confira alguns alimentos com alto poder termogênico
Confira alguns alimentos com alto poder termogênico — Shutterstock

Confira dez alimentos que não engordam:

Vale lembrar que esses produtos são diferentes de alguns alimentos denominados zero calorias ou diet têm alguns ingredientes específicos reduzidos, geralmente açúcar e gordura. Mas essa redução nem sempre é saudável, uma vez que ela é normalmente compensada por outros componentes que podem acabar prejudicando a saúde e sendo tão calóricos quanto uma versão normal. Enquanto os termogênicos favorecem o emagrecimento de uma maneira natural, agindo no próprio organismo. 

Fonte: SportLife

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.