10 dicas para emagrecer e não engordar novamente

Nutrólogo revela dicas para quem quer emagrecer de um jeito saudável e sem compulsões alimentares; confira

É importante entender que o emagrecimento definitivo vem através da mudança de estilo de vida
É importante entender que o emagrecimento definitivo vem através da mudança de estilo de vida - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 31/03/2022 às 10:00
Atualizado às 10:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Um dos maiores medos de quem está em processo de perda de peso é o "efeito sanfona". Isso acontece porque, boa parte dos casos de quem emagrece e volta a engordar está associado a estratégias agressivas para a eliminação de gordura.

Essas estratégias podem surgir na forma de dietas com forte restrição calórica, por exemplo. Até porque, elas de fato possuem um efeito mais rápido. Contudo, esse tipo de alimentação não surte resultados de forma permanente, podendo até se agravar com o surgimento de compulsões.

Nesse sentido, a principal dica para quem quer emagrecer e não engordar novamente é apostar em um novo estilo de vida. É necessário entender que os resultados não chegam do dia para a noite e que mais importante do que perder peso é mantê-lo estável dentro daquilo que é o saudável para você e seu corpo. 

Por isso, separamos mais 10 dicas com o nutrólogo Nataniel Viuniski para aqueles que desejam emagrecer e não engordar novamente. Confira a seguir:

  1. Não se concentre apenas na balança: também é importante consumir alimentos saudáveis e praticar atividades físicas que favoreçam o ganho de massa muscular.
  2. Aposte em lanches saudáveis: o ideal é escolher opções proteicas, como barras de proteína e iogurtes.
  3. Cuidado com as dietas da moda: lembre-se que o mais importante é focar no estilo de vida, com constância e paciência.
  4. Não esqueça da proteína: o macronutriente é fundamental para manter a massa muscular e evitar problemas de saúde.
  5. Trace pequenas metas e siga em frente: para conseguir emagrecer e não engordar novamente é fundamental valorizar cada conquista alcançada.
  6. Evite medidas drásticas e tenha constância: cortar muitas calorias de uma vez e pular refeições são atitudes que podem atrapalhar o processo de emagrecimento.
  7. Inclua atividades físicas na rotina: com apenas 30 minutos de exercícios por dia já é possível acelerar a conquista dos objetivos traçados.
  8. Aprenda a cozinhar: as chances de consumir algo fora da dieta quando não temos controle diante da preparação dos alimentos é bem alta. Portanto, faça você mesmo.
  9. Cuidado com as porções: evite realizar grandes refeições e prefira fracionar a comida ao longo do dia. Assim, você evita tanto a fome, como os exageros.
  10. Leia atentamente os rótulos dos alimentos: saber exatamente aquilo que se come é fundamental para evitar possíveis armadilhas e furar a dieta sem saber.

Saiba mais no vídeo abaixo: 

Fonte: SportLife; Dr. Nataniel Viuniski, médico nutrólogo, especialista em obesidade e membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.