Saiba com que frequência se deve trocar toalhas e roupa de cama

Bateu aquela dúvida sobre de quanto em quanto tempo você precisa trocar as toalhas e a roupa de cama? Confira essas dicas

Descubra de quanto em quanto tempo você precisa tirar suas toalhas e roupas de cama para lavar
Descubra de quanto em quanto tempo você precisa tirar suas toalhas e roupas de cama para lavar - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 30/04/2022 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não há dúvidas de que trocar as toalhas e a roupa de cama para lavá-las com uma boa frequência é algo muito importante, não é mesmo? Afinal, esse hábito é muito benéfico para a saúde dos moradores da casa, já que evita a proliferação de micro-organismos.

Porém, apesar de sabermos que essa tarefa é necessária, muitas vezes rolam dúvidas sobre qual é a frequência correta para trocar cada item. E a verdade é que realmente não há um consenso sobre isso, mas existem certas dicas e sugestões que podem ser seguidas como base sobre quando fazer essas trocas de toalhas, lençóis, colchas e outras peças.

Por isso, separamos algumas dicas de Angelo Max Donaton, CEO de uma franquia de lavanderias self-service, sobre a frequência você deve trocar cada um desses itens:

Cuidados diários

A troca das toalhas é tão importante que ela precisa ser feita com uma frequência maior, viu? No caso das toalhas usadas para secar o rosto e as mãos, inclusive, o certo é fazer isso diariamente, principalmente se esses itens forem compartilhados por todos da casa. Esse cuidado pode até evitar a transmissão de certas doenças, como a conjuntivite.

Em relação às toalhas usadas para secar o corpo, dá para deixar um intervalo um pouco maior entre as trocas, realizando-a a cada dois ou três dias. Essa frequência ajuda a impedir que a umidade crie um ambiente ideal para os fungos.

toalhas
As toalhas precisam ser trocadas com uma frequência maior quando comparada a outros itens - Shutterstock

Cuidados semanais

As roupas de cama já não precisam ser trocadas tantas vezes quanto as toalhas, mas isso não quer dizer que dê para relaxar em relação a elas. Na verdade, uma boa recomendação é separar um tempinho para cuidados com os itens do quarto uma vez por semana.

Porém, vale lembrar que essa frequência pode ter que ser um pouco maior dependendo dos seus hábitos. Chegar em casa e ir direto para a cama, por exemplo, pode fazer com que as roupas de cama precisem ser lavadas mais vezes.

trocando roupas de cama
A troca da roupa de cama pode precisar ser mais frequente dependendo dos seus hábitos - Shutterstock

De 15 dias a um mês

Peças que estão presentes em algumas casas, porém costumam ser menos usadas, como mantas para se aconchegar no sofá nos dias mais frios, podem ser trocadas com menos frequência. Assim, dependendo do quanto esses itens são utilizados, os cuidados com eles podem ser feitos de quinze em quinze dias ou até uma vez por mês.

Fonte: Angelo Max Donaton, CEO da rede Lavô.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.