Truques para limpar a máquina de lavar roupas

Com essas dicas, a tarefa de limpar a máquina de lavar pode ficar bem mais simples e rápida; confira como

Limpar a máquina de lavar corretamente é muito importante para o bom funcionamento desse item
Limpar a máquina de lavar corretamente é muito importante para o bom funcionamento desse item - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 29/04/2022 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Claro que, para quem um eletrodoméstico possa fazer o seu trabalho da melhor maneira possível e por vários anos, é preciso que ele seja sempre bem cuidado e limpo, não é mesmo? Por isso, é muito importante saber como fazer a limpeza da máquina de lavar da forma correta — assim, ela vai poder também limpar muito melhor as suas roupas.

E, apesar de essa poder ser uma tarefa bem “complicadinha”, existem maneiras de limpar esse objeto que não são tão difíceis assim. Dessa forma, veja a seguir as dicas que separamos para você fazer sempre limpezas bem caprichadas na sua máquina de lavar:

Como limpar?

Primeiramente, é importante saber que as lavagens devem ser feitas, no mínimo, a cada 6 meses, para garantir que a máquina de lavar fique bem limpinha. Além disso, vale lembrar que é preciso dar uma olhada no manual de instruções do eletrodoméstico e sempre seguir as indicações descritas nele.

Para a limpeza da parte de dentro do eletrodoméstico, uma das formas mais usadas e fáceis é simplesmente colocar a máquina para fazer um ciclo de lavagem rápida com 1 litro de água sanitária com cloro, porém sem nenhuma roupa. Aí depois é só enxaguar.

Mas, além dessa maneira, existem também outros truques que as pessoas usam para limpar a máquina de lavar por dentro e compartilham na internet e nas redes sociais.

Existem pessoas, por exemplo, que despejam água quente junto com 1 litro de vinagre e 1 litro de água sanitária na máquina e então programam meio ciclo de lavagem. Depois do ciclo, é só deixar os produtos agindo por cerca de mais uma hora.

Na hora de limpar o compartimento para sabão da máquina, também é simples — basta usar uma escovinha. Porém, pode acontecer de a sujeira estar mais difícil de sair e, nesse caso, também pode ser uma boa deixar o compartimento de molho na água por alguns minutos antes da tarefa.

Já para limpar a parte de fora do objeto, uma boa dica é utilizar um pano umedecido com água e sabão neutro, já que é mais garantido que essas substâncias e produtos não vão danificar a máquina. E não se esqueça de prestar atenção se você tirou a sujeira de todos os cantinhos possíveis, viu?

limpeza da máquina com pano
É necessário prestar atenção para limpar todos os cantinhos - Shutterstock

Uma outra dica importante que não pode ser esquecida é não fechar a máquina de lavar logo após a limpeza, deixando-a secar antes. Com isso, você evita que ela fique cheirando mal.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.