Acabou a faxina? Aprenda a limpar os itens que usou na limpeza

Depois da limpeza pesada, é hora de higienizar corretamente os panos de chão, máquina de lavar, vassoura, entre outros itens. Veja como fazer

Parte dois da faxina: limpar tudo o que você usou!
Parte dois da faxina: limpar tudo o que você usou! - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 12/03/2022 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para fazer aquela faxina pesada e de respeito, precisamos de muitos itens, né? Além dos produtos de limpeza, como desinfetante, álcool, esponjas e água sanitária, também usamos objetos essenciais, como os panos de chão, vassoura, aspirador, máquina de lavar e por aí vai! E quando a casa fica limpinha, eles, consequentemente, ficam sujos. 

Por isso, é necessário dedicar um tempinho para a fase dois da limpeza: a hora de limpar tudo o que você usou na faxina! Parece cansativo, mas alguns truques podem poupar bastante tempo — e trabalho! —, viu? Vem aprender a higienizar corretamente esses itens! 

Panos de chão

O que seria da nossa casa sem um pano de chão, né? Esse pequeno pedaço de tecido é o responsável por deixar o piso limpinho e brilhando, ou seja, essencial! Portanto, é necessário deixá-lo bem limpinho para o próximo uso. Você vai precisar de:

  • tanque ou balde;
  • água sanitária;
  • sabão em pó;
  • água.

Encha o recipiente escolhido com água — no caso do tanque, lembre-se de fechar o ralo, tá?! — e, depois, adicione medidas proporcionais dos outros ingredientes, variando sempre de acordo com a quantidade de panos usados. Mexa até obter uma mistura homogênea e mergulhe os panos de chão, deixando-os de molho por cerca de meia hora.

Deixá-los submersos servirá para dissolver a sujeira e tirar as manchas, dispensando o que você gasta minutos esfregando tudo. Depois desse tempo, basta enxaguá-los, torcer (na mão ou máquina) e estender no sol. Fácil demais, né?! 

Vassoura

Além de grudar diversas poeiras nas cerdas da vassoura, ela também pode ficar molhada, caso você use para esfregar os ambientes. Bora limpar? 

  • sabão em pó;
  • água.

Primeiro, retire toda a sujeira da vassoura e jogue no lixo. Depois, coloque-a embaixo de tanque e lave sem dó, utilizando sabão em pó para esfregar e água para enxaguar. Quando a vassoura estiver limpinha, coloque-a no sol e deixe lá por cerca de uma hora para evitar que fique com cheiro ruim. Aí é só guardar! 

Máquina de lavar roupa

Se existe um eletrodoméstico que trabalha muito é a máquina de lavar roupas, né? Por essa razão, após muitas e muitas batidas para lavar as roupas, o aparelho precisa de uma atenção e limpeza especial. Anote aí:

  • água sanitária;
  • álcool;
  • sabão em pó.

Antes de começar a operação, lembre-se de selecionar alguns comandos na máquina, como lavagem rápida e baixo nível de água, ok? Feito isso, basta esperar encher de água e jogar os produtos, misturando-os na água. Vale um enxágue extra! 

Aspirador de pó

Já agradeceu o seu aspirador de pó pelo serviço prestado hoje? Já que ele adiantou seu trabalho, nada mais justo do que dedicar alguns minutos para limpá-lo! Só precisa disso aqui:

  • pano úmido;
  • álcool.

Primeiro, remova com cuidado o compartimento onde fica retida a sujeira. Para isso, olhe o manual! Depois, jogue todo o pó no lixo, borrife álcool no pano úmido e limpe o recipiente por dentro e por fora. Ficou limpinho? Agora é só colocá-lo de volta no aspirador. 

Dica extra: lembre-se de usar luvas ao manusear os produtos de limpeza e mantenha tudo bem longe do alcance de pets e crianças!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.