RECEITAS

Ovo: 7 dicas para usar corretamente esse ingrediente no preparo do bolo!

O ovo é um ingrediente importante na hora de preparar um delicioso bolo, mas você sabe usá-lo corretamente? Separamos 7 dicas para não errar no preparo!

None
FOTO: Shutterstock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 09:19
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O ovo é um dos ingredientes básicos do bolo, mas é necessário atentar para alguns detalhes!

FOTO: Três ovos inteiros e um ovo quebrado com a gema aparecendo.

FOTO: Shutterstock.com/Getty Images

  • Além de checar a data de validade, verifique se o ovo está fresco colocando-o em um copo com água. O ovo fresco é pesado e pousa no fundo do copo. Se estiver estragado, ele boia na superfície da água.
  • Não quebre os ovos diretamente na tigela em que está batendo o bolo, pois se ele estiver estragado você perderá os demais ingredientes. Quebre em uma xícara e depois acrescente à massa.
  • Para que a receita não fique com cheiro de ovo, basta peneirar as gemas, retirando a película que a protege. Para isso, coloque as gemas em uma peneira, faça um furo e deixe pingando em um recipiente. Não esfregue com a colher para não passar a película pela peneira.

SAIBA MAIS

Bolo de fubá com queijo e goiabada

Bolo-merengue de limão

Bolo caipira com aveia

  • Para eliminar o cheiro de ovos em copos, xícaras e outros utensílios, basta colocar café coado sem açúcar e deixar por alguns minutos. Para economizar, utilize o pó de café que sobra depois de coado.
  • Use sempre os ovos em temperatura ambiente. Assim ele incorpora mais ar quando é batido, favorecendo a consistência e a estrutura do bolo. Se eles estiverem na geladeira, retire alguns minutos antes de usar.
  • Ao bater claras em neve, quando estiver quase no ponto, adicione uma pitada de sal. Isso evita formação de líquido no fundo.
  • Separe as gemas e bata as claras em neve à parte, para só depois misturar com os demais ingredientes da massa. Isso deixa o bolo mais fofo.

Texto: Sheila Junqueira