Massa longa, curta e recheada: 13 tipos e dicas para não errar no preparo!

Massa é uma delícia, né? São tantas opções de massas para preparar que até confunde. Por isso listamos 13 tipos com dicas e combinações de molho! Confira!

None
FOTO: Stela Handa

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/08/2016 às 09:47
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando falamos em pratos rápidos e práticos, pensamos logo em uma macarronada, que só precisa fazer o molho e cozinhar a massa para ficar pronta. Existem ainda as massas longas e as curtas, e cada uma possui seu tempo de preparo e uma combinação ideal de molho. Por isso, vamos mostrar quais os formatos que existem e os melhores tipos de molho para arrasar no preparo!

Refratário com macarrão, molho, queijo ralado e carne moída.

FOTO: Stela Handa

Massa longa

Molhos

Prefira molhos mais líquidos, que envolvem melhor os fios. Preparados à base de alho, azeite, tomates, vegetais e ervas aromáticas ou até frutos do mar, eles podem compor molhos brancos ou ao sugo.

  • Espaguete: talvez a massa mais popular nas mesas brasileiras, ela é longa, fina e tem formato redondo, que pode ser de várias espessuras.
  • Bucatini: com formato longo e fino, ele é muito confundido com o espaguete, porém, o que os diferencia é um furo no meio do fio.
  • Cabelo de anjo: com tiras bem fininhas, ela é longa e muito usada na preparação de sopas.
  • Talharim: a massa é longa, achatada e tem tiras finas, de até 1cm de largura.
  • Fettuccine: com massa longa, achatada e cortada em tiras, é muito confundido com o talharim, porém, suas tiras são mais largas.

SAIBA MAIS

Macarrão com frango e creme de milho

Lasanha fácil de biscoito

Macarrão talharim à bolonhesa

Massa curta

Molhos

Os mais rústicos, com sabor mais forte e condimentado são os mais indicados, como molho de tomate, brancos, de queijo, rosé, com ricota, bolonhesa, pesto, de carne ou vegetais.

  • Farfalle: conhecido como borboleta ou gravatinha, tem o formato de um laço: com as extremidades mais largas e franzidas e o meio estreito.
  • Fusilli: ou parafuso, ele tem formato em espiral e é muito usado em saladas.
  • Penne: em formato de tubo, com paredes grossas e pontas cortadas na diagonal, ele pode ser encontrado com a superfície lisa ou riscada.
  • Conchiglie: conhecida como conchinha, tem vários tamanhos e cores. Argolinhas, letras e estrelinhas: são pequenos e ótimas opções para incrementar sopas.

Massa recheada

Molhos

Eles devem ser suaves e básicos, como branco, ao sugo ou rosé. O importante é evitar ingredientes de sabor forte para não brigar com o recheio.

  • Ravióli: ele é quadriculado, achatado e com ondulações nas bordas. O recheio é variado, podendo ser de carne, queijos, presunto ou legumes.
  • Rondelli: parecido com um rocambole, tem a massa achatada e larga, sendo enrolada com o recheio.
  • Capeleti: em formato de trouxinha, pode ser recheado com carne, frango, queijo e presunto.
  • Lasanha: é uma massa maior, achatada e que pode ser lisa ou com ondulações nas extremidades. Normalmente seu uso é intercalado com recheio e molho, formando camadas.

Texto: Júlia Prado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.