RECEITAS

9 dicas para agilizar o seu almoço durante toda a semana!

Muitas coisas para fazer e pouco tempo! Confira como deixar tudo (quase) pronto e agilizar o almoço durante toda a semana!

None
FOTO: Gisele Tesser

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/08/2016 às 09:23
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Casa, trabalho, amigos… Ufa! São tantas coisas para darmos conta que, muitas vezes, ficamos sem tempo de preparar com calma o almoço de cada dia. Por isso, selecionamos várias dicas para você deixar alguns processos prontos com antecedência e utilizá-los em um cardápio especial para a semana.

Picadinho com Banana, carne, arroz, farofa, prato, toalhas.

FOTO: Gisele Tesser

  1. Bata dentes de alho descascados no processador até triturar bem, misture com um pouco de azeite ou óleo e mantenha em um pote fechado na geladeira por até duas semanas. Se, durante esse tempo, ficar com uma cor esverdeada, não se preocupe, é normal e não está estragado.
  2. Lave, descasque e pique os legumes, como cenoura, abobrinha, vagem, beterraba, pimentão, tomate e guarde em potes fechados na geladeira por até 3 dias. Assim, se fizer isso na segunda, você tem tudo prontinho para suas receitas até quarta-feira.
  3. Cozinhe peitos de frango em água fervente, espere esfriar e, com a ajuda de garfos ou na batedeira (corte em pedaços menores e bata na velocidade mínima), desfie e guarde em potes com tampa na geladeira por até 5 dias ou no congelador por um mês.
  4. Se fizer uma grande quantidade de arroz – refogado apenas com óleo ou azeite, alho e sal –, guarde em potes fechados na geladeira por até 4 dias e utilize as sobras em diversas receitas como tortas, bolinhos e arroz de forno.
  5. Faça um molho de tomate caseiro: refogue 2kg de tomates picados, 3 dentes de alho picados e 4 colheres (sopa) de óleo por 10 minutos em fogo médio. Abaixe o fogo, despeje 1/2 xícara (chá) de água quente e cozinhe por 1 hora, mexendo de vez em quando ou até que desmanche e forme um purê. Tempere com sal, orégano e espere esfriar. Coloque em forminhas de gelo e leve ao congelador por 5 horas. Desenforme os cubinhos, coloque em sacos plásticos, volte ao congelador e utilize em suas receitas por até 60 dias.
  6. Lave as folhas verdes em água corrente e deixe-as de molho em água com vinagre por 30 minutos – 2 colheres (sopa) de vinagre para cada litro de água. Escorra e seque bem, pois a umidade acelera o apodrecimento. Coloque-as dentro de um pote com tampa e guarde na prateleira de baixo ou na gaveta de legumes da geladeira por até uma semana. Ao consumir, se algumas folhas estiverem murchas, mergulhe-as por um minuto em água gelada com algumas gotas de vinagre.
  7. Pique salsinha e cebolinha e guarde em um pote fechado no congelador por até três semanas. Não é preciso descongelar, raspe com uma colher a quantidade desejada e volte o pote ao congelador.
  8. Pique bacon, linguiça, presunto e queijos e guarde em potes separados no congelador por até 2 meses. Basta deixar alguns minutos em temperatura ambiente e utilizar normalmente em suas receitas.
  9. Cozinhe o feijão sem temperar e congele-o, em potes menores, por até um mês. Depois, na hora do almoço basta temperar.

SAIBA MAIS

12 dicas para deixar a carne assada ou grelhada ainda mais saborosa!

15 dicas para preparar receitas no domingo em família!

Mais saúde no jantar: 4 dicas importantes para comer bem à noite

Texto: Nathalia Boni