RECEITAS

6 dicas para congelar todos os tipos de alimentos!

Você sabe congelar corretamente os alimentos para que eles não percam o sabor? Deixe suas receitas ainda mais práticas com essas dicas de congelamento!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/08/2016 às 09:11
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não tem coisa melhor do que abrir o congelador e encontrar ingredientes pré-preparados, prontinhos para serem incluídos em suas receitas, não é mesmo? Um frango desfiado e temperado, carne moída, frios já picadinhos, legumes cozidos, massas para tortas e pizzas… Basta juntar o restante dos ingredientes e terminar a receita! Por isso, trouxemos para você algumas dicas do que é possível congelar, para facilitar o preparo dos seus pratos e agilizar sua vida na cozinha.Economize seu tempo já!

Congelador com diversos alimentos embalados.

FOTO: Shutterstock.com

Bacon, linguiças, salsicha, presunto, peito de peru e queijos!

Você pode picar cada um desses ingredientes em cubos, ralar ou cortá-los da maneira que preferir e congelar em sacos plásticos (lembre-se de sempre retirar o ar de dentro) ou potes tampados.

Arroz e feijão

Você pode congelar por até 3 meses o arroz já cozido, em potes tampados ou sacos plásticos sem o ar. Não adicione muito sal, porque o tempero se acentua durante o congelamento. Deixe descongelar totalmente na geladeira e leve ao fogo para aquecer, acrescentando mais temperos ou ingredientes de sua preferência. O mesmo vale para o feijão e outras leguminosas, como a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico.

Congelar molho vermelho

O molho vermelho refogado e temperado pode ser levado ao congelador em potes ou saquinhos plásticos e aquecido depois de descongelado. Uma boa dica é colocar o molho já pronto em forminhas de gelo e ir usando conforme suas necessidades.

SAIBA MAIS

Cuidados com o peixe: como comprar, armazenar e preparar

Você sabe limpar alimentos? Aprenda higienizar frutas e legumes!

Vinagre: 8 maneiras de usar os vinagres nas receitas e para a limpeza!

Carne moída temperada

Refogue a carne moída com os temperos que preferir, como azeite, cebola, alho, cheiro-verde, tomate, entre outros, e espere esfriar. Coloque em potes plásticos e leve ao congelador por até 2 meses. Depois, basta deixar descongelar e utilizar em pratos.

Massa para tortas ou pizzas

Basta pré-assar a massa pronta, levando ao forno até ficar firme, mas sem deixar dourar. Depois de fria, cubra com filme plástico e congele por até 3 meses. Quando for utilizar a massa, é só voltar ao forno com os ingredientes do recheio e deixar dourar

Legumes cozidos ou refogados

As verduras e legumes devem ser cozidos al dente e com pouco sal ou tempero. Depois de cozinhar ou refogar, escorra, coloque em potes com tampa e leve ao congelador por até 3 meses. Basta deixar na geladeira para descongelar e usar na receita de Carne com legumes, da página 19, ou outro prato com esses ingredientes. Só evite congelar a batata, que pode perder sua consistência original.

Texto: Nathalia Boni