RECEITAS

Saiba como usar a farinha de rosca em diversas receitas!

Truque da farinha de rosca feita do pão “duro” é mais saudável e pode ser usado em diversas receitas! Confira 4 dicas para arrasar na cozinha!

None
FOTO: iStock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 08:13
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A farinha de rosca é um daqueles ingredientes coringa da cozinha, pois é fácil de fazer e pode ser usada em diversas receitas. É vendida em qualquer supermercado, mas aquela feita em casa costuma ser melhor em vários aspectos. Primeiro porque é muito mais saborosa, tem uma cor mais douradinha e é tão versátil quanto a comprada pronta. Fazer a farinha de rosca em casa é um truque simples e a maioria das pessoas que tem alguma prática na cozinha já conhece, mas é sempre bom relembrar algumas dicas, principalmente para quem está iniciando.

Refratário com farinha de rosca.

FOTO: iStock.com

Melhores usos

A farinha de rosca é mais utilizada para empanar receitas que vão ao óleo, em imersão, mas ela também pode ser usada em diversos outros preparos. Ela não tem a mesma versatilidade da farinha de trigo, mas pode ser aplicada no preparo de cuscuz, rocambole de carne, alguns bolos e tortas. Nas próximas páginas você encontrará uma série de receitas que levam farinha de rosca e vão além do simples empanar, como, por exemplo, a miniquiche de queijo, o bolo indiano e a tortinha de limão. Não perca tempo e prepare agora mesmo essas delícias!

Como temperar a farinha de rosca

A dica é preparar a farinha de rosca sem adicionar temperos, pois assim você terá maiores possibilidades de uso se for preparar uma receita doce ou salgada. O ideal é adicionar temperos apenas na hora do uso. Quando for empanar, por exemplo, você pode misturar à farinha de rosca um pouco de sal, alecrim ou orégano. Se for usar para gratinar, misture ao queijo parmesão ralado e polvilhe sobre a receita antes de levar ao forno. Ela dará um sabor especial ao seu gratinado.

SAIBA MAIS

Farofa de abobrinha com tomate seco

Rocambole de lombo com farofa de castanha e tomate seco

Tempo de conservação

Após preparar a sua farinha de rosca caseira, coloque em uma embalagem fechada e guarde em ambiente seco e ao abrigo da luz. Uma dica é armazenar em um pote hermeticamente fechado com tampa e guardar na geladeira. Assim ela dura até 30 dias. Fora da geladeira a validade cai para 15 dias, ok?

Como fazer?

A receita mais comum indica o uso do pão francês como base para o preparo farinha de rosca, mas há receitas que usam o pão italiano ou até a ciabatta. Corte fatias do pão duro ou seco. Se preferir o pão mais fresco, leve ao forno médio (180° C), preaquecido, por 15 minutos para eliminar toda a humidade. Coloque os pedaços do pão seco no liquidificador ou processador e triture tudo até que se transforme em uma farinha. Você também pode usar um ralador para ralar o pão seco. Com a farinha pronta, você pode preparar as suas receitas favoritas e guardar o restante para uma próxima receita.