RECEITAS

Café saudável: saiba o que você precisa comer no café da manhã!

O que consumir no café da manhã? Comece o dia com uma refeição balanceada e tenha energia para os desafios do dia a dia! Confira!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 09:24
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A primeira refeição do dia não pode ser deixada de lado, pois os malefícios à saúde podem ser maiores do que os benefícios em busca de ganhar tempo na correria do dia a dia. Ao dormirmos, o organismo gasta energia para manter algumas funções básicas, como respiração, controle cardíaco e equilíbrio de temperatura. Esse complexo mecanismo consome calorias, por isso é importante se alimentar bem na primeira refeição, que deve representar 25% das calorias consumidas ao longo do dia. Um bom café da manhã deve mantê-lo cheio de energia durante toda a manhã.

Mesa de café da manhã com frutas e iogurte.

FOTO: Shutterstock.com

O que consumir no café da manhã?

“Para um café da manhã saudável, precisamos de alimentos ricos em carboidratos, preferencialmente os complexos, além de proteínas, vitaminas, minerais e fibras”, aconselha a nutricionista. Confira uma lista de alimentos que devem ser incluídos no seu café da manhã!

Carboidratos complexos

São aqueles digeridos e absorvidos lentamente, como o pão de forma integral, torrada integral, cereais integrais e granola, por exemplo.

Proteínas

Nutrientes essenciais ao corpo humano, as proteínas estão presentes em derivados do leite, como iogurte desnatado, leite semidesnatado, queijo branco, coalhada etc. Ainda podem ser consumidas no leite de soja, no ovo e no peito de peru.

SAIBA MAIS

10 motivos para incluir frutas cítricas na dieta!

9 maneiras de acrescentar fibras à sua refeição

Você sabia que a alimentação pode influenciar o estado meditativo?

Vitaminas e minerais

Frutas e sucos naturais ou de polpa sem açúcar são os mais indicados. Lembrando que o suco natural deve ser preparado na hora de consumir para que as vitaminas sejam melhor aproveitadas. Aposte em mamão, banana, melancia, pera, maçã, laranja etc.

Fibras

Elas auxiliam na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes, e até no combate à obesidade. São encontradas em cereais como granola, linhaça, aveia, quinoa, chia etc. A dica é polvilhar os cereais sobre as frutas e incluir em vitaminas de frutas, por exemplo.