RECEITAS

Batata-doce: conheça as qualidades e aprenda como consumir!

Você conhece as múltiplas qualidades da batata-doce? Ela é excelente para uma alimentação balanceada e para a dieta! Confira as dicas e inclua no cardápio!

None
FOTO: Kelly Guerra

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/08/2016 às 09:14
Atualizado às 19:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Queridinha dos adeptos da culinária saudável, a batata-doce é um ingrediente versátil que traz muitos benefícios à saúde. Além do tradicional doce de batata-doce, ela pode ser usada para fazer purês, chips, escondidinhos, uma receita mais deliciosa que a outra! Saiba tudo sobre esse tubérculo e coloque mais saúde à mesa!

Quatro batatas-doce em uma mesa.

FOTO: Kelly Guerra

Múltiplas qualidades

A principal função alimentar da batata-doce é fornecer energia, pois ela é boa fonte de carboidratos com baixo índice glicêmico. Isso é ótimo para quem possui diabetes e precisa manter o índice controlado. Além disso, a boa quantidade das vitaminas A, B2, B5, B6 e C tornam esse alimento ainda mais importante para quem tem diabetes e hipertensão, pois esses nutrientes combatem as doenças. Boa fonte de vitamina A, ela fortalece o sistema imunológico, afastando gripes e resfriados. O alimento também possui cobre, manganês e antioxidantes, e duas vezes mais betacaroteno que a cenoura. Sua rica composição em fibras e baixo índice glicêmico ajudam a manter a saciedade, a melhorar o funcionamento do intestino e colaboram para o emagrecimento. Porém, é preciso ter cautela no consumo, pois todo excesso é prejudicial. “Embora apresente muitos nutrientes, é preciso ingerir de forma calculada no plano alimentar para evitar aumento de peso”, explica a nutricionista Paula Borges.

SAIBA MAIS

Amendoim: 6 coisas que você precisa saber sobre essa oleaginosa!

Batata-doce para chapar a barriga!

Berinjela e limão: dupla poderosa para a dieta!

Qual grupo alimentar não pode faltar na dieta?

Como consumir?

Existem diversos tipos de batata doce: branca, amarela, roxa, avermelhada… Para aproveitar melhor os nutrientes de todas as variedades, lave bem a batata e prepare-a com casca, pois isso preserva suas vitaminas e minerais. Procure ingeri-la mais de uma vez por semana, para ter acesso a seus benefícios.

Batata X Batata-doce

“A batata normal é um carboidrato simples, sem fibras, degradando rapidamente e proporcionando menos saciedade”, comenta a nutricionista. Já a batata-doce é um carboidrato complexo. Para simplificar, basta compará-las com os tipos de arroz: a batata-doce é equivalente ao arroz integral, com mais fibras e nutrientes e é absorvido pelo corpo de forma gradativa. “Já a batata inglesa é semelhante ao arroz branco é absorvida rapidamente pelo organismo”, explica.

Texto: Karen Barbarini

Consultoria: Paula Souza Borges, nutricionista. Atendimento clínico e esportivo. www.paulasouzaborges.com.br