RECEITAS

Panela de pressão: 5 cuidados essenciais para manusear esse utensílio!

Você sabe usar corretamente a sua panela de pressão? É preciso ter muito cuidado! Confira dicas para evitar acidentes e prolongar o uso do utensílio!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/08/2016 às 10:16
Atualizado às 19:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Todo cozinheiro de mão cheia tem que ter uma panela de pressão. Ela facilita a vida de quem gosta de cozinhar, acelerando o processo de cozimento de legumes e carnes. Mas mesmo assim, algumas pessoas ainda têm receio de usar esse utensílio. Seja porque não sabem como manusear, ou porque já ouviram histórias de acidentes com a panela. Se você também tem dúvidas, veja dicas de como cuidar da manutenção para prolongar a vida útil do utensílio e evitar possíveis acidentes.

Panela de pressão com tomate, alface e feijão em volta.

FOTO: Shutterstock.com

Olhe a capacidade da panela de pressão!

Dentro de algumas panelas existe uma marcação, mostrando o nível máximo que você pode preencher com alimentos ou água. Essa marca identifica que aquele espaço é necessário para evitar que o alimento, enquanto estiver sendo cozido e entrar em ebulição, não obstrua e entupa o caminho de escape da válvula. Caso sua panela não tenha essa marca, preencha no máximo 2/3 da sua capacidade com alimentos ou água.

Cuidado com a válvula!

Para evitar que a válvula fique entupida, lave-a sempre depois que utilizar. Desmonte o pino e lave com água e sabão, desobstruindo com cuidado todos os orifícios. Não se esqueça de lavar o pino de segurança que fica fixo na tampa.

De olho na pressão!

Comece o cozimento com o fogo alto. Quando o pino começar a soltar vapor e chiar, é sinal que a pressão está alta dentro da panela. Abaixe o fogo para o líquido não secar muito rápido e para economizar gás. A pressão permanecerá alta dentro da panela.

SAIBA MAIS

Utensílios: 11 dicas para conservar os equipamentos de cozinha!

Bicarbonato de sódio: 12 maneiras de usar essa substância na cozinha!

21 utensílios que você não conhecia e facilitam sua vida

Borracha de vedação

A borracha de vedação deve estar macia, sem ranhuras ou rachada. Se perceber que o vapor está saindo pelas laterais da panela, onde fica a borracha, verifique o estado dela, já que o vapor deve sair somente pelo pino.

Deixe a pressão sair…

Depois que desligar a panela, aguarde a pressão sair naturalmente. Não force a tampa para abrir, não erga o pino e não coloque debaixo da água, pois o risco de acidentes com queimadura é grande.

Texto: Júlia Prado