RECEITAS

5 tipos de creme de leite para você usar nas suas receitas!

Light, creme de leite fresco, de soja, de caixinha e de lata! Você sabe qual usar nas suas receitas? Nós te ensinamos! E mais: aprenda como tirar o soro!

None
FOTO: Hindy Calo

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/08/2016 às 09:59
Atualizado às 19:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quantas vezes você usou o creme de leite ao preparar uma receita? Ele é um ingrediente especial que realmente faz a diferença no resultado final, seja no preparo de pratos doces ou salgados. O estrogonofe, por exemplo, não existe sem ele. O chantilly também não. Mas você sabe qual o melhor tipo para fazer molhos, coberturas ou doces? E qual a diferença entre creme de leite fresco, de caixinha ou de lata? Para obter o sabor desejado, saiba usar cada um deles.

Foto de uma lata de creme leite aberta com uma taça com um pouco de creme de leite.

FOTO: Hindy Calo

De caixinha

Ele é esterilizado através de um processo rápido e de alta temperatura, mais conhecido como UHT. Por isso, ele tem a cor clara e é homogêneo, pois são adicionados estabilizantes que evitam a separação do soro. Tem cerca de 20% de gordura e é utilizado para fazer musses, ganaches e cremes. Não pode ser fervido para não talhar.

De lata

Sua esterilização é mais lenta, por isso tem o aspecto menos homogêneo e mais escuro que o da caixinha. Também tem cerca de 20% de gordura e permite a separação do soro. É utilizado em pratos que exigem um resultado mais firme, como pavês e tortas doces. Também não pode ser fervido para não talhar.

Bolo de creme de leite

Alimentos integrais ou refinados: qual a melhor opção?

20 dicas para facilitar sua vida na cozinha!

Light

Ele pode ser encontrado em lata ou em caixinha e tem entre 15% a 25% menos gordura em comparação com o creme de leite normal. Essa versão pode substituir o creme em qualquer preparo, mas por oferecer menos gordura, a receita fica menos consistente.

Creme de leite fresco

Ele é diferente do creme de leite comum, pois não passa pelo processo industrial de esterilização e, por isso, tem prazo de validade mais curto e deve ser mantido sob refrigeração. Ele possui em média 35% de gordura, é claro e liso, pode ser usado em várias preparações, como doces e coberturas cremosas, com a vantagem que pode ser fervido sem talhar. É o único que dá para fazer o chantilly verdadeiro. Pode ser encontrado em supermercados, próximo das margarinas, em embalagem plásticas de 500g.

De soja

É indicado para quem tem alergia ou intolerância à lactose, mas pessoas que seguem uma dieta vegana também o utilizam. Ele é um produto de origem vegetal, por isso não contém colesterol ou lactose e pode substituir o creme normal em todas as receitas.

Como tirar o soro?

Se você acha complicado separar o soro do creme, experimente essa dica: deixe a lata na geladeira por 30 minutos. Retire, faça um pequeno furo no fundo da lata e escorra o líquido. Depois, é só utilizar normalmente em sua receita.

Texto: Júlia Prado