RECEITAS

8 ingredientes essenciais para fazer uma deliciosa comida caipira!

Da carne-seca, mandioca e farinha de milho nasceram pratos muito apreciados na comida caipira, como o feijão-tropeiro e o arroz de carreteiro. Confira!

None
FOTO: Stela Handa

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/08/2016 às 09:10
Atualizado às 19:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma mistura das culturas indígena, portuguesa e africana deu origem à comida caipira. Dos índios veio a herança do uso de mandioca, milho e feijão. Já os portugueses trouxeram a tradição de ingredientes como linguiça, paio e toucinho. Os africanos foram os responsáveis pela introdução do uso da pimenta e da abóbora, ingredientes comuns nos pratos da roça. As receitas que resultaram dessa mistura foram muito divulgadas pelos tropeiros na época em que o Brasil era Colônia. Eles levavam mercadorias por várias regiões do país. Por isso, suas refeições precisavam ser preparadas com ingredientes que durassem mais tempo, como carne-seca, mandioca e farinha de milho.

Panela com comida caipira!

FOTO: Stela Handa

Comida caipira

Da carne-seca, mandioca e farinha de milho nasceram pratos muito apreciados na culinária caipira, como o feijão-tropeiro e o arroz de carreteiro. O ambiente da roça conferiu características fundamentais à gastronomia popular. Com tempo para preparar os alimentos, surgiram os doces em compota e os licores, por exemplo, que levavam dias para ficarem prontos. Aliás, os doces são um capítulo à parte nesse universo. Sempre à base de ingredientes simples, que eram encontrados nos quintais das casas, eles resultam em preparações difíceis de resistir.

Mandioca

A raiz era muito consumida pelos índios e com ela surgiram várias receitas. Em forma de farinha, prepara cuscuz ou farofas com ingredientes variados; cozida, pode ser usada em receitas de bolos salgados e doces, cozidos com carne bovina ou suína, purês etc.

Feijão

O feijão é um ingrediente muito utilizado na comida caipira. Com ele se faz o tutu, o feijão-tropeiro e o feijão gordo. Acompanha sempre linguiça calabresa, bacon, paio entre outras delícias.

SAIBA MAIS

Alimentação infantil: 5 dicas para incluir alimentos saudáveis na refeição

20 dicas para facilitar sua vida na cozinha!

4 dicas para ter uma alimentação equilibrada

Bacon

Produzido a partir da carne do porco defumada, o bacon é versátil e cheio de sabor. Ele complementa pratos como feijão, arroz e carnes.

Banha de porco

É a gordura suína que pode servir de base para praticamente todas as receitas salgadas. Refogar os ingredientes na banha deixa a receita muito saborosa, porém, mais calórica. Por isso, é importante não abusar.

Milho

O milho é ingrediente de muitas receitas, doces ou salgadas. Em grãos tirados da espiga ou em forma de farinha, como o fubá, ele é essencial para o preparo de cuscuz, bolo, pamonha, curau, entre outras receitas.

Carne seca

Muito comum na época dos tropeiros, a carne-seca é um excelente recheio para tortas e bolinhos. É um bom complemento para receitas com massa de mandioca, com arroz ou acompanhada de abóbora.

Linguiça

A linguiça feita com carne de porco é a mais comum na comida caipira. Tem sabor marcante e pode ser levemente apimentada. Cuscuz e muitos tipos de refogados são incrementados com esse ingrediente.

Goiabada

Essa sobremesa tem o sabor típico das delícias da roça, na versão cremosa, de corte ou na famosa cascão. Pode ser consumida pura, acompanhada de um pedaço de queijo fresco, ou usada como recheio de bolos, tortas e outras sobremesas.

Doce de leite

É um doce típico da comida caipira. Apresentado nas versões cremoso, em pasta ou de corte, essa delícia é versátil e deixa as sobremesas mais cremosas e irresistíveis!

Texto: Sheila Junqueira