RECEITAS

Atum: 7 dicas para comprar, conversar e preparar esse delicioso peixe!

Rico em nutrientes, o atum deve ter presença garantida no cardápio de quem deseja deixar as receitas mais saudáveis e deliciosas! Confira!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/08/2016 às 08:17
Atualizado às 19:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Frito, assado, empanado… Não importa o modo de preparo, a verdade é uma só: o atum já caiu no gosto popular e faz parte de inúmeras receitas saborosas. Além de versátil e fácil de ser encontrado em supermercados e lojas especializadas, esse peixe também é um aliado da saúde, uma vez que apresenta propriedades capazes de regular o colesterol, proteger o coração, afastar a anemia e muito mais! Então, para garantir que seus nutrientes sejam aproveitados da melhor maneira possível, que tal descobrir como escolher a peça mais fresca e aprender a conservá-lo?

Patê com atum, queijo caseiro e ervas, tomates

FOTO: Shutterstock.com

Às compras

O atum é vendido, normalmente, de duas formas: em conserva e fresco. Para o primeiro caso, o indicado é que o consumo seja feito com moderação, uma vez que a famosa latinha desse peixe contém quantidade significativa de sódio. Além disso, certifique-se de que o produto não esteja amassado e que não tenha vencido. Sempre que possível, escolha o atum em conserva ao natural, que possui menos gorduras em sua composição. Já na hora de comprar o fresco, é importante ficar atenta às suas características, sendo que a superfície deve ser limpa e brilhante e a carne precisa estar firme. E lembre-se: o cheiro não pode estar forte demais, o ideal é que ele lembre o odor de maresia ou de algas.

Para conservar

O tempo que o atum fresco leva para se deteriorar é curto e, por isso, deve ser consumido logo após a compra. Contudo, é possível guardá- lo na geladeira em um recipiente hermeticamente fechado na parte mais alta da geladeira até a hora de usar. Além disso, quando congelado, ela dura, em média, de dois a três meses. Já o atum em conserva, após aberto, deve ser transferido para um pote com tampa e ser consumido em até três dias.

SAIBA MAIS

Peixe empanado ao creme de espinafre

Peixes: os mais ricos em ômega-3

Patê de peixe

Prepare sem erros

  • Não deixe o peixe cozinhar demais, pois ele fica ressecado. Quando atingir um tom opaco, já está no ponto;
  • Se o atum for comprado direto do produtor e estiver fresco, ele pode ser consumido cru. Vale apostar em sashimi, ceviche ou tartare de atum (em que a carne é cortada em pequenos cubos e marinada no limão);
  • O peixe em conserva é uma boa escolha para rechear tortas, ser usado como ingredientes de saladas e até mesmo dar origem a um patê;
  • Para um receita mais saudável, também é possível grelhar a posta do atum ou assá-la com legumes.

Algumas espécies de atum

O atum pode ser dividido em três principais variedades: o gordo, um tipo que desenvolve uma gordura especial, sendo muito valorizado e caro; o albacora, também conhecido como atum vermelho, usado para o preparo de sushis ou grelhados; e o amarelo, abundante em todo o litoral brasileiro.