ENTRETENIMENTO

5 fatos sobre os oceanos

Nosso planeta é composto de 70% de água. A maioria se concentra nos mares e oceanos. Descubra 5 coisas que você não sabia sobre os oceanos!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 08:56
Atualizado às 18:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nosso planeta é composto de 70% de água. A maioria se concentra nos mares e oceanos. Descubra 5 coisas que você não sabia sobre os oceanos:

5 coisas que você não sabia sobre os oceanos

1 – Qual é a proporção da superfície terrestre ocupada pelos oceanos?

Esses imensos corpos de água salgada cobrem três quartos da superfície da Terra. São cinco mares no total: Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico. O maior é o Pacífico, que ocupa um terço da superfície da Terra. Depois vem o Atlântico, seguido pelo Índico.

2 – São muito profundos?

Não, em comparação com a extensão de suas superfícies. O ponto mais profundo conhecido está situado na Fossa das Marianas, no Pacífico Ocidental, que tem cerca de 10 mil metros de profundidade.

3 – O que são as marés?

Esse é o nome do movimento de elevação e abaixamento das águas do mar, provocado pela atração gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol sobre a Terra. Em quase todos os pontos do globo ocorrem duas preamares (marés altas) e duas baixamares (marés baixas) por dia.

5 coisas que você não sabia sobre os oceanos

4 – Quais são as substâncias existentes nos oceanos?

As mais abundantes são o sódio, o cloro, o sal comum, o magnésio, o cálcio e o potássio. Isso significa que a maior parte da água existente no planeta é salgada.

5 – Como as ondas se formam?

Elas são geradas pelo vento, em alto-mar. São, junto com as marés e as correntes, responsáveis pela formação dos litorais. A altura das ondas depende da velocidade do vento, do tempo que durou e da distância que percorreu.

Veja também
4 coisas que você não sabia sobre as baleias
Você sabia: fatos curiosos do dia a dia!
Você sabia: como surgiram os castelos e palácios?