Quer inovar nos docinhos e salgadinhos, mas não sabe como? Nós te ensinamos! São 9 dicas que vão deixar seus quitutes lindos e saborosos! Confira!
por Redação Alto Astral
Publicado em 25/08/2016 às 09:56
Atualizado às 19:28
Conheça maneiras de mudar o sabor e o visual de docinhos e salgadinhos!
FOTO: Shutterstock.com
Os docinhos podem ter a massa incrementada e ainda ganhar uma decoração diferenciada. Confira!
Caramelo e fondant são duas coberturas clássicas para docinhos. O fondant é um tipo de creme branco com aspecto gelado. Ele pode ser comprado pronto em lojas de produtos de confeitaria. O caramelo, que dá aparência brilhante ao docinho, é uma calda feita com açúcar, água e vinagre.
Para deixar os docinhos mais sofisticados, polvilhe com paçoca esmigalhada, amêndoas em lascas, nozes, castanha-do-pará ou de caju trituradas e pistache picado.
Chocolate granulado colorido, Confeti® e confeitos com cores e formatos diferentes garantem um visual divertido aos docinhos. Combina muito bem com festas infantis
O tradicional brigadeiro ganha um toque especial adicionando rum, saquê, cachaça ou menta. Mas use apenas uma pequena dose para não ficar muito forte. O brigadeiro branco fica uma delícia feito com suco de maracujá.
Docinhos recheados guardam uma surpresa. Os recheios podem ser cremes, pedaços de bolo ou frutas, como morango, uva, cereja, ameixa e damasco secos. Ao usar frutas frescas, seque-as bem para não juntar água.
Para fazer docinhos mais tradicionais, as coberturas devem ser chocolate granulado, raspas de chocolate, coco ralado e açúcar cristal.
SAIBA MAIS
4 coisas que você precisa saber para fazer uma festa diet!
Cajuzinho de festa no copinho de chocolate
Incremente os salgadinhos com pequenas mudanças na massa e na hora de empanar. Aprenda a seguir!
O segredo de um salgadinho crocante é o empanado. Passe primeiro pela clara de ovo e depois pela farinha de rosca, que pode ser caseira ou comprada pronta. Para fazer em casa, basta torrar o pão que sobrou do dia anterior, batê- lo no liquidificador e peneirar. É importante sempre peneirar a farinha para evitar grumos no empanado. Outra opção é usar a farinha panko, típica da culinária japonesa, ou empanar no macarrão tipo cabelo de anjo triturado. Você também pode substituir o ovo batido por água gelada ou leite. Para um gostinho diferente, experimente misturar a farinha de rosca com queijo parmesão ralado, orégano ou caldo de galinha em pó.
Mexa os ingredientes da massa vigorosamente, no fogo, até virar uma bola e desgrudar do fundo da panela. Isso vai deixar a massa lisinha e levinha. Modele deixando uma camada fina de massa sobre o recheio. A massa pode ser apenas de farinha ou feita com legumes, como mandioca, batata, batata-doce etc. Dose o sal, principalmente se o recheio levar ingredientes salgados, como carne-seca, calabresa ou azeitona. Vale adicionar um ingrediente a mais à massa para um gostinho especial, como alho, caldo de galinha, açafrão ou colorau.
O recheio não deve ser muito líquido, mas também não pode ficar muito duro. Se ficar muito seco, adicione requeijão cremoso até atingir a consistência desejada. Se for rechear apenas com requeijão culinário, use-o bem gelado para facilitar a modelagem.
Texto: Sheila Junqueira