RECEITAS

Linguiça: 7 tipos desse embutido para você experimentar!

Coringa dos churrascos, a linguiça é versátil e pode ser incluída em diferentes tipos de receitas. Confira 7 tipos e experimente já!

None
FOTO: Stela Handa

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 09:05
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Reza a lenda que antigos caçadores, quando abatiam um animal maior do que suas necessidades diárias, eles picavam a carne em pequenos pedaços, temperavam com sal e ervas aromáticas e embutiam nas tripas previamente lavadas desses animais, preparando o que hoje conhecemos como linguiça. Hoje a linguiça está popularizada em vários países. No Brasil, por exemplo, ela é muito popular, estando presente em diversos preparos, mas o churrasco é o seu verdadeiro templo. A linguiça se destaca pela variedade e pelo preço, mais em conta do que de algumas carnes, como a bovina, por exemplo.

Refratário com linguiça e vinagrete.

FOTO: Stela Handa

Tipos mais comuns

Calabresa

Muito comum em pizzas, a linguiça calabresa é feita exclusivamente com carne de porco e condimentada com pimenta calabresa, podendo ser pouco ou muito picante. É comercializada crua ou defumada.

Toscana

É a campeã dos churrascos. Feita 100% com carne de porco, adicionada de temperos e condimentos. Na hora de comprar atente para a aparência: a carne deve estar com uma coloração rosada.

Cuiabana

Apesar do nome, há quem diga que a linguiça cuiabana foi criada, na verdade, no interior do estado de São Paulo. A cuiabana é feita com carne bovina, temperos e leite, o que a diferencia das demais. Ainda há variações com queijo e legumes.

SAIBA MAIS

Enroladinho de queijo com salame

Feijão tropeiro na cachaça

De pernil

A linguiça de pernil leva 100% carne de porco. Mais comum no formato fininho, com ou sem pimenta, o sabor é marcante. De rápido preparo, a linguiça de pernil é comumente servida como aperitivo e as versões com pimenta são muito saborosas.

De frango

A linguiça de frango, até por ser uma carne branca, tem um sabor mais suave do que as demais. A textura diferenciada também é característica. Crua, ela tem uma cor clara, o que a diferencia das de carne bovina ou de porco. A dica é fazer pequenos furos na linguiça antes de assar, já que ela possui muito líquido.

Mista

Preparada com uma mistura de carne de porco e bovina, ela tem um sabor mais suave do que a toscana e a cor mais heterogênea, com pontos de carne mais clara e outros mais escuros bem marcados.

Linguiça com pimenta!

Estas são as linguiças mais comuns encontradas em açougues e supermercados. Ainda há muitas variações, como a de carneiro, de peixes e de frutos do mar, por exemplo. Isso porque ela permite uma série de combinações. Você ainda pode encontrar linguiças no formato tradicional e no formato fininho, que assa mais rápido. Além de assada, no churrasco, a linguiça pode ser frita ou cozida e incluída em receitas como molhos, no recheio de bolinhos ou pães, no risoto etc. Veja algumas opções nas páginas a seguir. Você vai se surpreender!