RECEITAS

Amendoim: 6 coisas que você precisa saber sobre essa oleaginosa!

Paçoca, pé de moleque e bolos... Tantas coisas gostosas podem ser feitas com o amendoim que fica até difícil listar! Confira os benefícios dessa oleaginosa!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/08/2016 às 08:49
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Amendoim é um daqueles ingredientes que vão bem com tudo: no mundo inteiro, ele é utilizado em diversos tipos de receitas, doces e salgadas. No Brasil não é diferente, e muitos pratos tradicionais são feitos com esse ingrediente tão versátil, em especial as delícias de festa junina. Tem paçoca, pé de moleque, amendoim pralinê, bolos e tantas outras gostosuras que fica até difícil fazer uma lista! Mas as vantagens não param por aí! Além de saboroso e muito versátil, o amendoim também pode trazer benefícios à nossa saúde. Vamos conferir?

Saco de amendoim com uma cumbuca em cima cheia de amendoim.

FOTO: Shutterstock.com

Alimento completo!

O amendoim possui a maioria dos nutrientes de que o organismo precisa para se manter saudável: contém grandes quantidades de proteínas, minerais e vitaminas. Por tudo isso, é capaz de proteger a pele e as mucosas e de fortalecer as defesas do organismo. Essa oleaginosa ainda é rica em ferro, que combate a anemia; em folatos, essenciais para as grávidas por promoverem a boa formação do feto, e em magnésio, que ajuda a prevenir a osteoporose. Por ser rico em fibras, ele também promove uma sensação de saciedade mais duradoura. Mas, atenção: o grão é bastante calórico – uma colher (sopa) tem 95 calorias – e, portanto, deve ser consumido com moderação, principalmente por quem está acima do peso.

SAIBA MAIS

Quais os melhores grãos e cereais para cada refeição?

Café saudável: saiba o que você precisa comer no café da manhã!

Confira os 5 grãos que trazem benefícios para a sua saúde

Coração saudável

Rico em gordura monoinsaturada e ômega 6, o consumo regular do amendoim ajuda a evitar problemas cardiovasculares, a reduzir a taxa de triglicérides e a controlar os níveis de colesterol ruim (LDL). Além disso, mantém o pH sanguíneo e ajuda a baixar a pressão alta pela grande quantidade de potássio. Porém, para obter esse efeito, recomenda-se consumir o grãozinho sem sal.

Fique de olho no amendoim!

Confira alguns cuidados a serem tomados na hora de comprar e armazenar!

  • Prefira o amendoim cru e sem casca, em embalagens que apresentem o registro no Ministério da Agricultura;
  • Não compre se os grãos ou a embalagem apresentarem sinais de umidade ou cheiro de mofo;
  • Caso prefira comprar o produto com casca, observe se não apresenta rachaduras ou manchas escuras;
  • Mantenha o amendoim em recipientes fechados e em local fresco, seco e escuro. Caso prefira, pode guardar na geladeira ou até congelar por, no máximo, três meses.