RECEITAS

Aprenda sobre gastronomia com cursos rápidos pela internet

Cursos livres oferecem aulas rápidas de culinária, ajudam a aprimorar técnicas e ensinam a dar aquele toque de chef nas receitas

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 12:38
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Seja por lazer ou por intenções profissionais, o curso de gastronomia desperta o interesse de muita gente. E não é para menos. De uma forma ou de outra, a culinária sempre esteve relacionada com momentos de prazer e de comemoração.

Entre os interessados em aprimorar técnicas, há aqueles que sonham trabalhar no ramo e abrir seu próprio negócio, mas há também quem se dedique ao segmento por prazer, por hobby. Independente do objetivo principal do aluno, a realidade é que a procura por cursos de gastronomia disparou nos últimos anos.

O ponto positivo é que, com isso, as informações base da profissão passaram a ser disponibilizadas na internet, ao alcance de quem se interessar. Confira nas páginas seguintes alguns dos cursos livres disponíveis na web.

Mulher, branca, morena, linda, cabelo, penteado, homem, cozinhando

FOTO: Shutterstock.com

Cozinha para iniciantes

Carga horária: 24 horas.
Quem pode fazer? É indicado para aqueles que não sabem cozinhar e aos que pretendem aprimorar habilidades e conhecer novas receitas e técnicas.
Como funciona? Já diz o velho ditado: ninguém nasce sabendo. Quando o assunto é culinária não é diferente. Por conta disso a Uol Cursos On-line elaborou um curso destinado aos cozinheiros de primeira viagem, que pretendem iniciar a jornada no mundo da gastronomia. O conteúdo é dividido em sete módulos: introdução às receitas, arroz, como preparar macarrão, saladas e peixes, carnes de frango, bovina e suína, sobremesas e receitas complementares. O curso é pago e para participar o aluno deve se inscrever no site. Após efetuar a matrícula, é necessário concluir o conteúdo no prazo de 30 dias. Ao fim, é preciso realizar uma prova, em que o aluno deve obter no mínimo 70% de aproveitamento para que possa requerer certificado.

Gastronomia para iniciantes

Carga horária: 40 horas.
Quem pode fazer? Não há pré-requisitos.
Como funciona? Durante o curso o aluno aprenderá as especificidades de diversos tipos de alimentos, como grãos, legumes, massas, carnes, frutos do mar, entre outros. Além disso, terá lições sobre móveis, equipamentos e utensílios da cozinha profissional bem como técnicas culinárias. O curso é gratuito. O certificado é opcional e emitido mediante pagamento de taxa.

Panificação básica

Carga horária: 35 horas.
Quem pode fazer? Todos, não há pré-requisitos.
Como funciona? O curso é on-line e gratuito. Para se inscrever é necessário efetuar cadastro no site. Ao final, é possível solicitar certificado, mas é necessário pagar uma taxa pela emissão do documento. Durante o curso o aluno aprenderá quais são os principais ingredientes da panificação, cálculos de balanceamento, preparo de massa fermentadas e receitas diversas, entre
elas de pães de massa doce, semi-doce, salgada, entre outras.

Como conservar alimentos

Carga horária: 20 horas.
Quem pode fazer? Não há pré-requisitos.
Como funciona? Saber manter a boa conservação dos alimentos é pré-requisito fundamental para quem atua na área de gastronomia. Um erro é suficiente para colocar em cheque toda a credibilidade do chef. O curso oferecido pelo Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPed) ensina técnicas que evitam que isso aconteça. Entre o conteúdo oferecido estão os recursos e métodos de conservação, técnicas de armazenagem congelamento e refrigeração, além de dicas e curiosidades específicas de cada tipo de alimento. Os interessados podem optar pela versão gratuita, com carga horária de 20 horas e certificado virtual, ou pela versão paga, com duração de 80 horas ou de 100 horas, que incluem acompanhamento pedagógico e certificado entregue em casa.

Gastronomia básica

Carga horária: 40 horas.
Quem pode fazer? Não há pré-requisitos.
Como funciona? Durante o curso o aluno aprenderá as especificidades de diversos tipos de alimentos, como grãos, legumes, massas, carnes, frutos do mar, entre outros. Além disso, terá lições sobre móveis, equipamentos e utensílios da cozinha profissional bem como técnicas culinárias. O curso é gratuito. O certificado é opcional e emitido mediante pagamento de taxa.

Gastronomia – cursos variados

Carga horária: varia de acordo com cada curso.
Quem pode fazer? Ver indicação do curso escolhido.
Como funciona? O portal eduK oferece cursos variados na área de gastronomia, que vão da produção de bombons finos, trufas, barrinhas recheadas a receitas para épocas específicas, como Páscoa e Natal. Os interessados têm duas opções de acompanhamento: a gratuita e a paga. A versão gratuita é disponibilizada ao vivo, no momento em que o curso é realizado, e é reprisada algumas vezes na semana, em horários informados previamente. Quem quiser participar, portanto, deve acompanhar a programação e ficar atento aos dias e horários. Para essa opção também é possível reservar lugar no curso. Assim, o site informa você quando a transmissão está prestes a começar. Para quem se interessar, há também a opção paga, que possui
benefícios a mais em relação à versão gratuita. Nessa modalidade, é possível assistir aos cursos comprados quantas vezes você quiser e em qualquer horário. Além disso, o site fornece certificado de conclusão e material complementar para baixar.

Culinária japonesa

Carga horária: 8 horas.
Quem pode fazer? Todos que desejam aprender sobre a cozinha japonesa, seus pratos e os ingredientes mais usados na produção.
Como funciona? O curso é dividido em três unidades. A primeira trata das histórias, costumes e tradições da culinária japonesa. A segunda apresenta fundamentos da cozinha oriental voltada para pratos frios. O último módulo trata sobre pratos quentes. O conteúdo inclui ainda receitas e técnicas de preparação. O curso é pago.

Sushiman básico

Carga horária: 40 horas.
Quem pode fazer? Não há pré-requisitos.
Como funciona? A culinária oriental está cada dia mais popular. Contudo, por exigir técnicas diferentes de preparo, muita gente ainda pensa que requer alto grau de especialização gastronômica. O curso de sushiman básico oferecido pela Prime Cursos prova que basta um pouco de estudo e conhecimento para ingressar neste mundo. O conteúdo do curso abrange de regras de etiqueta japonesa a técnicas de preparo de peixes, frutos do mar, arroz e de diversos pratos como temaki, tempurá, yakissoba, entre outros. A arte de usar hashis e a forma correta de servir cada prato também não ficam de fora. Para se matricular o aluno
deve fazer inscrição no site. O certificado é opcional e pode ser enviado mediante pagamento de taxa.