RECEITAS

Bolo fofinho: 7 dicas para você preparar um delicioso bolo caseiro!

Um bolo fofinho é perfeito para um delicioso café da tarde, não é? Por isso, separamos 7 dicas para você acertar no bolo caseiro e agradar toda família!

None
FOTO: Guilherme Andrade/Colaborador

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 09:41
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Tem cheirinho de bolo no ar… Não há nada melhor do que tirar essa delícia caseira do forno e comer com um café bem quentinho, não é mesmo? Essa maravilha fica ainda mais gostosa com as nossas dicas para que ele cresça, fique bem macio e cheio de sabor! Por isso, separe os ingredientes e mãos na massa!

Bolo de laranja com laranjas cortadas ao fundo.

FOTO: Guilherme Andrade/Colaborador

Temperatura certa!

Retire os ingredientes como ovos e leite da geladeira um pouco antes de preparar o bolo, pois se eles estiverem em temperatura ambiente, o fermento agirá melhor.

Ingredientes soltinhos

Para deixar o bolo mais aerado, penere os ingredientes secos como farinha, fubá e chocolate em pó antes de adicionar à massa.

Batedeira sem segredos

Ao preparar um bolo na batedeira, comece batendo as claras em neve, até ficarem firmes. Isso garante um resultado mais aerado e depois você não terá que lavar as pás da batedeira para batê-las. Para incorporar as claras à massa, desligue a batedeira e misture delicadamente com uma colher.

SAIBA MAIS

Bolo de fubá com queijo e goiabada

Bolo de abóbora com coco

Bolo de fubá com coco

Liquidificador prático

Esse eletrodoméstico também faz um bolo com a massa super fofinha! Comece colocando os ingredientes líquidos para bater com mais facilidade e vá adicionando os demais ingredientes secos aos poucos, para a massa não formar grumos. O fermento deve ser adicionado por último e ser misturado com uma colher.

Na mão também dá!

Se você não tiver uma batedeira ou liquidificador disponíveis, pode fazer uma massa bem macia e fofinha utilizando uma colher firme ou batedor de arame. O batedor, inclusive, consegue bater as claras em neve, garantindo uma textura impecável.

Forno quentinho

O forno precisa ser preaquecido por aproximadamente 15 minutos antes da massa ser colocada para assar. Para saber se ele está quente o suficiente, observe o vidro: se ele estiver embaçado, não está quente o suficiente. Não abra a porta do forno nos 15 primeiros minutos em que a massa estiver assando, pois ele pode parar de crescer. O fermento sempre deve ser o último ingrediente adicionado à massa, independente se o preparo é na batedeira, liquidificador ou com as mãos.

Bolo na fôrma certa

Sempre utilize uma fôrma do tamanho pedido na receita, pois isso garante que o bolo tenha a altura certa. Na dúvida, veja se a massa crua ocupa até 2/3 da capacidade da fôrma. Se sim, ela não transbordará nem ficará muito fina. Unte com bastante margarina e farinha de trigo e, para desenformar, espere esfriar e solte da fôrma com uma faca.