Zendaya: relembre a trajetória da vencedora destaque do Emmy 2020

A estrela de "Euphoria" desbancou grandes nomes, tornando-se a mais jovem a levar o prêmio de Melhor Atriz em Série Dramática

Zendaya: relembre a trajetória da vencedora destaque do Emmy 2020
Foto: Reprodução/Youtube Television Academy

Neste domingo (20), aconteceu a 72ª edição do Emmy 2020, prêmio mais importante da TV norte-americana. A atriz Zendaya foi o grande destaque da noite ao bater um recorde e tornar-se a vencedora mais jovem na categoria Melhor Atriz em Série Dramática – aos 24 anos. Protagonista da série “Euphoria”, ela também fez história como a segunda mulher negra a levar a estatueta, atrás apenas de Viola Davis.

O prêmio era disputado por nomes aclamados da televisão, como Jennifer Aniston, pela série “The Morning Show”, e Olivia Colman, de “The Crown”. Na produção da HBO, Zendaya interpreta a personagem Rue, uma adolescente viciada em drogas que acaba de sair da reabilitação.

Nem o distanciamento social e a ausência de público, impostos pela pandemia do coronavírus, foram capazes de ofuscar o brilho da atriz na cerimônia virtual, que comemorou a vitória em casa ao lado da família e sua equipe. “Eu sei que esse parece um momento estranho para celebrar, mas quero dizer que há esperança nos jovens por aí”, afirmou em seu discurso emocionado. Saiba mais sobre ela!

Relembre os destaques da carreira de Zendaya

Ídolo do Disney Channel

Zendaya: relembre a trajetória da vencedora destaque do Emmy 2020
Foto: Divulgação/Disney Channel

Muito antes de cogitar ganhar uma estatueta do Emmy, Zendaya começou a carreira aos 13 anos no Disney Channel. Protagonizou a série “No Ritmo” entre 2010 e 2013, em que dava vida a uma sonhadora dançarina, ao lado da atriz Bella Thorne.

Ao interpretar a personagem Rocky Blue, alcançou o posto de ídolo infantojuvenil da emissora, assim como Selena Gomez e Miley Cyrus. Em 2015, foi escalada para estrelar a série “K.C. Undercover”, também da Disney, como uma estudante de ensino médio em treinamento para se tornar espiã secreta.

Sucesso de bilheteria

Zendaya: relembre a trajetória da vencedora destaque do Emmy 2020
Foto: Divulgação/Marvel Studios

Zendaya já estreou no cinema batendo recordes de audiência. A primeira aparição da atriz nas telonas foi no filme “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, de 2017. Sua personagem é a MJ, par romântico do protagonista Peter Parker (Tom Holland). A produção fez tanto sucesso que atingiu a marca de 117 milhões de dólares em seu primeiro final de semana de lançamento.

Apesar de não ter recebido tanto destaque no primeiro filme da franquia, Zendaya roubou a cena e conquistou diversos elogios ao retornar em “Homem-Aranha: Longe de Casa”.

Cantora e dançarina

Zendaya: relembre a trajetória da vencedora destaque do Emmy 2020
Foto: Divulgação/20th Century Studios

A música sempre fez parte da carreira de Zendaya que, inclusive, já lançou um álbum de música pop. Em 2017, teve a oportunidade de unir os seus diversos talentos no musical “O Rei do Show”, interpretando a acrobata Anne Wheeler. O longa também contou com a presença dos atores Hugh Jackman e Zac Efron, sendo um dos musicais mais lucrativos da história do cinema americano. Mais uma conquista para a conta!

Papel premiado

Zendaya: relembre a trajetória da vencedora destaque do Emmy 2020
Foto: Divulgação/HBO

Em 2019, Zendaya quebrou de vez as amarras com o Disney Channel ao se entregar a um papel mais maduro e desafiador em “Euphoria”. A produção traz à tona assuntos polêmicos (e necessários) como dependência química, sexualidade, traumas e saúde mental. O papel de Rue Bennett exigiu uma atuação impecável, explorando todos os altos e baixos de uma adolescência conturbada, trazendo o prêmio de Melhor Atriz de Série Dramática no Emmy 2020.

Devido à pandemia, a segunda temporada da série será filmada apenas em 2021, de acordo com o presidente da HBO. No entanto, Casey Bloys prometeu em entrevista um “episódio especial de Covid”, ainda este ano, para amenizar a espera dos fãs.

Por fim, Zendaya também foi convidada a integrar a Academia de Cinema dos Estados Unidos, posto que dá direito a votar nos ganhadores do Oscar. Sucesso!

Leia também: