Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Já ouviu falar que corpo de verão se constrói no inverno? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência
O projeto verão não acontece da noite para o dia, pontua especialista - Shutterstock

Saúde

Projeto verão: veja como colocar a saúde e o corpo em dia

Já ouviu falar que corpo de verão se constrói no inverno? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência

[PAGE TITLE]

É inverno ainda, mas muita gente já sonha com o projeto verão, é ou não é? E se você almeja curtir os dias de sol e muito calor em boa forma, saiba que este é o momento ideal para começar a trabalhar o corpo, segundo especialistas. 

“A maioria das pessoas começa o 'projeto verão' da noite para o dia, nos meses anteriores ao início do verão, movidas pela vontade de estar com o corpo em dia em pouco tempo. Mas a verdade é que para que o plano tenha sucesso, o indivíduo precisa se preparar continuamente muito tempo antes”, alerta Carolina Lourenço, profissional de educação física. 

A especialista explica que o ganho de massa muscular ou a perda de peso não são instantâneos. O corpo precisa se adaptar com a rotina de exercícios e o resultado do corpo em forma pode aparecer apenas muitos meses depois. Por isso, o “projeto verão”, na verdade, precisa ocorrer durante todo o ano, com constância e disciplina

“Para se ter ideia, o primeiro mês do treino é aquele de adaptação. No segundo mês, o praticante começa a ganhar um pouco de resistência e força muscular e alguma redução de medidas. No terceiro mês de treinamento contínuo, o metabolismo começa a ficar um pouco mais acelerado, e alguma queima de gordura pode ser observada. No quarto mês surgem os primeiros ganhos de massa muscular, e apenas a partir do quinto mês é que os resultados passam a ser notados de forma visível”, explica a especialista.

Mulheres praticando exercícios físicos
A busca por um corpo mais bonito exige tempo, dedicação e persistência - Shutterstock

 

Portanto, quem começar a treinar em julho ou agosto, pode até ter algum resultado corporal em dezembro. No entanto, nada de desfilar o corpão no final do ano e esquecer de manter a rotina de treino. A profissional lembra que interrupções na frequência dos exercícios farão com que o praticante da musculação volte à estaca zero.

“O ideal é que as pessoas não pensassem em um 'projeto verão', mas em um projeto de vida que inclua a atividade física, alimentação balanceada e hábitos saudáveis, para seu próprio bem-estar e longevidade”, opina Carolina.

A seguir, a especialista elenca algumas dicas para ajudar quem quer alcançar resultados físicos com planejamento. Confira!

1. Tenha uma meta realizável

Quando pensar em qual objetivo você quer alcançar, avalie racionalmente o tempo, rotina e as ferramentas que você tem disponíveis para isso. Você consegue perder 20 quilos ou tornar sua barriga chapada em três meses, com poucas horas de sono, alimentação desregrada e poucos treinos durante a semana? Provavelmente não! É melhor ter um plano mais realista, a longo prazo, que poderá trazer resultados com mais qualidade.

2. Cada esforço vale

Você planejou fazer alguma atividade física cinco vezes por semana, mas em dois dias teve contratempos ou problemas pessoais que não permitiram cumprir a meta? Não se desespere: três dias de atividade física são mais benéficos do que o sedentarismo.

Por isso, a dica é: não se cobre tanto! Cada esforço vale a pena e com certeza fará diferença no resultado lá na frente.

3. Não faça dietas ou treinos radicais

Fixar dietas muitos restritivas ou ainda treinos extensos e cansativos — principalmente para quem não tem esse hábito — é um convite para abandonar o plano no meio do caminho. Você pode sim ter um corpo de atleta, mas essa construção vem com o tempo e a partir de hábitos constantes. Não existe milagre de um dia para o outro, e soluções extremas nem sempre vão acelerar o processo.

4. Cuide da saúde mental

Um corpo são pede uma mente sã! A melhora da saúde do corpo deve caminhar de mãos dadas também com a saúde mental. Com menos estresse e ansiedade, o seu corpo com certeza vai trabalhar melhor e terá melhores resultados; além de que uma boa saúde física também vai colaborar para a sua saúde mental.

5. Não se compare com outras pessoas

A modelo das redes sociais de “corpo perfeito”, ou ainda aquele rapaz super malhado da televisão são pessoas diferentes de você. Além de terem acesso a mais tratamentos e ferramentas para manter o corpo em dia, a imagem é parte do trabalho delas.

Além disso, se comparar a conhecidos, amigos ou familiares que estão conseguindo bons resultados com dietas ou treinos também não é uma boa ideia. As pessoas têm organismos diferentes, que reagem de formas diferentes a treinos e dietas. 

Você, muitas vezes, também não sabe o histórico dessa pessoa, e há quanto tempo ela se dedica para obter tais resultados. Isso pode causar muita frustração. Todos nós estamos vivendo nossos próprios processos, no nosso próprio tempo, e está tudo bem.

“É preciso lembrar que o ideal é procurar ajuda de um profissional capacitado para indicar os melhores treinos e dietas, e ainda supervisionar ou dar dicas durante a execução dos exercícios físicos, evitando problemas como lesões, por exemplo”, finaliza a especialista.

Fonte: Carolina Lourenço Reis Quedas, profissional de educação física e coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera. 

 

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Beleza

Segundo cientista, o café ajuda, sim, o cabelo a crescer, viu? Porém, o alimento só faz bem aos fios quando é usado corretamente

Moda

Saiba como montar o tão falado armário cápsula, que se tornou queridinho das blogueiras

Casa & Decor

Entenda como a manutenção do piso de madeira é essencial para manter o material sempre bonito

Comportamento

Perfil no Instagram indica atividades simples que podem contribuir para o equilíbrio do corpo, além de ajudar a enfrentar o (longo) mês de agosto

Pets

A cantora levou os próprios pets para gravar o clipe do hit 'Cachorrinhas' e elas tem até Instagram, viu?

Mundo místico

Vai ser moleza conquistar esse crush se ele pertencer a algum desses signos, viu?

Moda

Que tal reservar os dias mais quentinhos da estação mais fria do ano para usar os vestidos que estão na moda? Confira modelos

Finanças

Victor Loyola, especialista do mercado financeiro, dá dicas para evitar a inadimplência e manter as finanças pessoais em dia