Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Saiba como montar o tão falado armário cápsula, que se tornou queridinho das blogueiras
Veja dicas para montar o seu armário cápsula - Shutterstock

Moda

Armário cápsula: o que é e como aderir a essa moda sustentável

Saiba como montar o tão falado armário cápsula, que se tornou queridinho das blogueiras

[PAGE TITLE]

Seu guarda-roupa está lotado de roupas, mas, ao mesmo tempo, você nunca encontra nada interessante para usar quando precisa? Calma, essa é uma sensação muito comum e resolvê-la pode ser mais simples do que parece. Isso porque, talvez nem seja preciso comprar mais peças, apenas organizar as que você já tem de uma forma diferente pode já ser o suficiente – e é aí que entra o conceito de armário cápsula.

Popularizado recentemente por várias blogueiras, o armário cápsula traz a ideia de montar um guarda-roupa minimalista que, além de te trazer mais praticidade no dia a dia, ainda é bem mais sustentável.

Ficou curiosa sobre essa tendência? Entenda a seguir o que é um armário cápsula, o que é preciso para montar um e quais são as suas vantagens:

O que é?

A ideia do armário cápsula, ou seja, de um guarda-roupa que conta apenas com peças essenciais, atemporais, que combinam umas com as outras e que a pessoa realmente vá usar, foi criada pela estilista Susie Faux em 1970. E, apesar de não ter feito tanto sucesso assim na época, essa ideia se tornou uma tendência.

Uma das vantagens do armário cápsula é que, com poucas peças bem escolhidas, acaba ficando mais fácil encontrar combinações que te agradem na hora de sair de casa, tornando o processo de se arrumar muito mais prático e rápido.

Além disso, seguindo a mentalidade por trás do armário cápsula, você vai gastar menos dinheiro, já que vai conseguir entender melhor quando uma roupa é realmente necessária ou quando você quer comprá-la apenas por impulso.

Mas o maior benefício mesmo dessa tendência é a sustentabilidade. Afinal, a diminuição do consumo é algo muito bom para o meio ambiente. As peças que você decidir retirar do seu guarda-roupa durante o processo de montagem de um armário cápsula não serão desperdiçadas ou jogadas no lixo, é claro! Em vez disso, você pode doar essas roupas, o que ainda via ajudar outras pessoas.

roupas para doar
As roupas que não forem para o seu armário cápsula podem ser doadas - Shutterstock

 

Montando um armário cápsula:

Se você decidiu aderir ao armário cápsula, saiba que você vai precisar analisar todas as peças que possui para entender quais devem ser mantidas. Porém, é exatamente nesse momento que surgem várias dúvidas, até porque como saber o que vai ser necessário ou não no nosso dia a dia?

Uma dica, nesse sentido, é pensar em quais peças você usou mais nas últimas semanas. Afinal, não vale a pena manter, por exemplo, uma roupa que você costumava usar muito, mas de uns tempos para cá não tem tido muita vontade de colocar. E, ao fazer essa reflexão, você vai entender melhor quais cores, padrões ou tipos de peças mais gosta e, assim, quais precisam com certeza ser mantidas.

Não esqueça também de pensar nas atividades que costuma fazer no dia a dia. Isso porque, se você vai à academia, por exemplo, vai precisar de peças boas para fazer exercícios, né? Reflita também sobre a imagem que você deseja passar com os seus looks, já que isso também pode acabar te ajudando a eliminar algumas peças do seu guarda-roupa.

Lembre-se ainda que as peças escolhidas para o seu armário cápsula devem combinar entre si, para ser possível criar vários visuais diferentes com elas. Mas atenção! Isso não quer dizer necessariamente que você precise manter apenas roupas neutra, já que estampas ou cores mais marcantes também podem fazer parte de várias produções diferentes e ainda trazem muita personalidade para os looks. Nesse sentido, uma dica é apostar em estampas atemporais e que combinem entre si.

Por fim, apesar de muitos recomendarem que o guarda-roupa cápsula tenha no máximo 60 ou 70 peças (sem contar roupas íntimas, de festa ou acessórios, por exemplo), isso vai de cada pessoa. O que vale é ter roupas o suficiente para as suas necessidades sem exageros e pensando sempre na sustentabilidade e na praticidade.

Assim, não é preciso tornar o armário cápsula uma limitação inflexível. Na verdade, você pode até comprar peças novas para ele de vez em quando, desde que conscientemente e sabendo que elas vão combinar com as outras roupas que você possui. Mas e aí, ficou animada para tentar aderir ao armário cápsula?

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Casa & Decor

Entenda como a manutenção do piso de madeira é essencial para manter o material sempre bonito

Comportamento

Perfil no Instagram indica atividades simples que podem contribuir para o equilíbrio do corpo, além de ajudar a enfrentar o (longo) mês de agosto

Pets

A cantora levou os próprios pets para gravar o clipe do hit 'Cachorrinhas' e elas tem até Instagram, viu?

Mundo místico

Vai ser moleza conquistar esse crush se ele pertencer a algum desses signos, viu?

Moda

Que tal reservar os dias mais quentinhos da estação mais fria do ano para usar os vestidos que estão na moda? Confira modelos

Finanças

Victor Loyola, especialista do mercado financeiro, dá dicas para evitar a inadimplência e manter as finanças pessoais em dia

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Casa & Decor

Utilizando os significados das cores na cromoterapia, é possível tentar trazer mais bem-estar e sensações positivas para a sua casa