ESTILO DE VIDA

3 atitudes que te ajudarão a ter barriga chapada e mais saúde!

Ter uma rotina de vida saudável é essencial para perder aqueles quilinhos. Confira dicas de como conseguir a barriga chapada sem perder saúde!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/05/2017 às 19:42
Atualizado às 15:31

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além da má alimentação, a má digestão, o mau funcionamento intestinal, a alteração hormonal, o sedentarismo e a insônia são algumas das causas que podem estar associadas ao acúmulo das gordurinhas indesejáveis. De acordo com a nutricionista Robena Molinari, o excesso de peso gera substâncias que inflamam o organismo, acumulam gordura visceral (abdominal) e propiciam o desenvolvimento de doenças, como a diabetes. “Nesse caso, não adianta simplesmente cortar calorias e passar fome se não forem adotadas medidas básicas para equilibrar, desintoxicar e desinflamar o organismo”, esclarece a nutricionista. Por isso, com a ajuda da profissional, selecionamos três atitudes que, além de ajudarem você a dar as boas-vindas para a barriga chapada, transformarão, e muito, a sua saúde!

Alimentação anti-inflamatória

O processo para conquistar a barriga chapada deve iniciar com os cuidados com a saúde. Para isso, inclua alimentos anti-inflamatórios no seu dia a dia. Salmão, atum, acerola, alho, cebola, azeite de oliva, semente de linhaça, cúrcuma, gengibre, abacate, óleo de coco, frutas vermelhas e chá verde são alimentos com aspectos nutricionais positivos, já que possuem gordura boa, substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e com índice glicêmico baixo ou moderado, de acordo com Robena. “Por outro lado, existem alimentos que aumentam a inflamação das células e que, por isso, devem ser evitados, como doces, farinhas brancas refinadas, pães, bolos, massas, frituras, carne vermelha e queijos amarelos”, completa a nutricionista.

Intestino equilibrado

Por possuir várias funções, o intestino atua em todo o corpo, inclusive na região abdominal. “Quando fica preso, as toxinas que deveriam ser eliminadas são reabsorvidas, vão para a corrente sanguínea e causam alterações que facilitam o processo inflamatório e o acúmulo de gordura. Já quando saudável, ele é capaz de equilibrar o humor e a ingestão alimentar”, afirma Robena.

Hidratação corporal

Manter o corpo hidratado elimina o inchaço, a retenção hídrica e ajuda a deixar a barriga chapada. Isso ocorre porque, quando estamos em processo de desidrata- ção, o organismo absorve mais sódio e, com isso, o líquido fica retido fora da célula, provocando inchaço. “Assim, o metabolismo fica mais lento e gasta menos energia”, explica a profissional. Por isso, beba bastante líquido (água, água de coco, chá verde, chá de cavalinha e chá de hibisco), mas tente evitá-los nos horários das refeições.

Movimente-se!

Além de queimar calorias, a prática de atividades físicas reflete em um bom funcionamento do intestino e do organismo. “Também ajuda a liberar endorfinas importantes para manter o bom humor e diminuir a compulsão”, explica a nutricionista Robena Molinari.

Texto: Redação Alto Astral |  Consultoria: Robena Molinari, nutricionista 

LEIA TAMBÉM