Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Evitar golpes em compras online vai ficar bem mais fácil com essas dicas
Evitar golpes em compras online vai ficar bem mais fácil com essas dicas - Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

3 cuidados importantes para evitar golpes em compras online

Especialista explica pontos aos quais os usuários devem ficar atentos para ter segurança e evitar golpes na hora de fazer compras online

É preciso ter cuidado na hora de adquirir itens online! Ainda mais no Brasil, que ocupa a segunda posição no ranking de países mais vulneráveis a ataques cibernéticos do mundo. Só no primeiro semestre de 2022, foram 45,9 bilhões de ofensivas, de acordo com os dados de um relatório da Trend Micro.

Esse cuidado se torna ainda maior em períodos como a Semana do Consumidor. “É fundamental, portanto, que as lojas estejam equipadas com boas soluções de cibersegurança e que os clientes saibam identificar sinais de fraude”, pontua Armindo Sgorlon, CEO da SGA, empresa de cibersegurança do grupo FCamara.

Para te ajudar a evitar golpes em compras online, o executivo separou três pontos aos quais você deve dar atenção. Veja:

Cuidado com o phishing

Essa é uma das dicas mais importantes para evitar golpes em compras online. O phishing é quando alguém te engana de alguma forma para que você passe suas informações pessoais. A tática mais comum é enviar um e-mail ou SMS com um link para o usuário fingindo ser de alguma organização de confiança.

Muitas vezes, é dito que o usuário ganhou algum cupom ou promoção. Quando a pessoa clica no link e coloca seu usuário e senha ou outros dados, acaba passando essas informações para os golpistas.

“Por isso, é importante sempre desconfiar de links duvidosos, que surgem de forma aleatória em e-mails ou mensagens, desconfiar do nome do remetente e, claro, suspeitar também de promoções exorbitantes”, explica Armindo.

Atenção aos pagamentos com PIX

Há várias maneiras de aplicar golpes com o PIX. Um deles é o seguinte: como é possível fazer pagamentos com um código ou com QR Code, golpistas enganam a vítima e manipulam esses dados.

Dessa forma, o pagamento vai para eles, e não para o e-commerce. Por isso mesmo, é essencial, antes de concluir o pagamento, conferir o nome do recebedor.

Verifique selos e certificados de segurança

Muitos sites têm selos e certificados de segurança para evitar golpes em compras online. Prestar atenção neles é fundamental.

Ao entrar em uma loja online, verifique se há a imagem do cadeado ao lado da URL do site (o endereço eletrônico) e se há também selos de segurança no final da página, pois esses detalhes indicam que a conexão é segura.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

Amor e Sexo

Segundo pesquisa, Geração Z é a mais propensa a buscar por relacionamentos abertos ou não monogâmicos no geral

Receitas

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema