Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O Ramadã é um mês dedicado a orações e adoração a Alá
O Ramadã é um mês dedicado a orações e adoração a Alá - Foto: Shutterstock

Notícias

Ramadã: saiba mais sobre o mês mais importante da cultura islâmica

Período corresponde ao nono mês do calendário islâmico e é um período sagrado para os muçulmanos

Começou nesta semana o mês mais importante na cultura islâmica, o Ramadã. O 9° mês do calendário islâmico é um período sagrado, em que os muçulmanos fazem orações e jejuam diariamente. 

A data é celebrada por mulçumanos em todo o mundo e corresponde ao mês em que os primeiros versículos do livro sagrado islâmico foram revelados ao profeta Maomé há mais de 1.400 anos. Abaixo, você confere a importância do Ramadã para o povo islâmico. 

O que é o Ramadã?

O Ramadã é o 9° mês do calendário islâmico. Para os muçulmanos, este é um período sagrado porque, pelas crenças da religião islâmica, foi nesse mês que o Anjo Gabriel entregou os primeiros versos do Alcorão ao profeta Maomé. 

Durante o período, os fiéis praticam o jejum, ou seja, deixam de comer, beber, fumar e ter relações sexuais durante o dia. A prática é um dos cinco pilares básicos que todo muçulmano com condições físicas, mentais e financeiras deve cumprir. 

Considerada um ato de autopurificação, o jejum leva as pessoas a ter força e paciência, e a conhecer a si mesmas. Também é uma forma de fortalecer sua solidariedade e gratidão a Deus. 

O mês também é dedicado à caridade, quando a maioria dos mulçulmanos faz o zakat, que é uma espécie de doação para os pobres. Ele também é considerado um período especial de devoção a Alá, principalmente por meio das orações e da leitura do Alcorão. 

Quando ocorre o mês sagrado?

A contagem do tempo no calendário islâmico é feita de acordo com os ciclos lunares, por isso, o começo do Ramadã muda todos os anos. Porém, costuma durar de 29 a 30 dias, a partir do avistamento da lua crescente. Por isso, o início do mês sagrado pode variar conforme a visibilidade da lua e a localização dos fiéis. 

Segundo a Agência de Imprensa Saudita, as previsões indicam que a lua crescente estará visível no céu de Meca, na Arábia Saudita, na noite de quarta-feira (22). Portanto, o primeiro dia de jejum para os muçulmanos daquela parte do mundo deve ser nesta quinta-feira (23).

Quando acaba o Ramadã?

O fim do Ramadã é celebrado por um feriado de três dias chamado Eid al-Fitr. Na ocasião, é comum festejar com os familiares e amigos, visitar mesquitas e trocar presentes. Neste ano, o Eid al-Fitr, que também depende do avistamento da lua, está previsto para os dias 22 e 23 de abril.

Mais notícias como essa

Pets

Certas raças de cães consideradas mais “reativas” ou perigosas devem usar focinheira segundo a lei; entenda se a do seu pet entra nisso

Beleza

Para não ter que ficar testando todas as combinações antes de sair, veja essas dicas para usar acessórios e decotes que ficam bem juntos

Estilo de Vida

Exercícios de mobilidade são fundamentais para prevenir problemas que restringem a movimentação do corpo

Saúde

Malformação congênita pode ser tratada por meio de cirurgia antes mesmo do nascimento; entenda o procedimento