Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como gastar com consciência no Dia do Consumidor
Veja como gastar com consciência no Dia do Consumidor - Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

5 dicas para aproveitar o Dia do Consumidor com consciência

Comemorado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor oferece uma série de promoções; saiba como usufruir sem se endividar

No Dia do Consumidor (15 de março), muitos e-commerces do Brasil todo oferecem descontos e vantagens para os clientes. Tanto é que essa data é chamada de “a Black Friday do primeiro semestre”. Contudo, é preciso tomar cuidados para não se empolgar demais.

Afinal, com os preços baixos, fica fácil se deixar levar e comprar muito mais do que precisa, podendo até entrar no vermelho. Há ainda sites fake que usam descontos exorbitantes para chamar a atenção dos usuários e aplicar golpes.

Pensando nisso, Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, elencou 5 dicas para você a aproveitar as ofertas do Dia do Consumidor com consciência. Confira:

Avalie se a compra é realmente necessária

Quando os preços estão mais baratos, é normal querer agir por impulso e sair comprando um monte de coisas. Porém, pense duas vezes e se questione sobre se aquela compra é mesmo necessária.

Para isso, você pode pensar em se já queria mesmo o item ou se só teve um desejo repentino, além de lembrar-se dos outros gastos que vai ter no mês e ver se cabe no orçamento.

Pague à vista

Parcelar parece bom à primeira vista, mas é preciso refletir em cada situação. “Se muitas parcelas forem acumuladas, podem causar prejuízos no futuro. As parcelas devem ser utilizadas apenas quando o valor da compra é muito alto ou não há outra opção. Se não for o caso, pagar à vista é sempre melhor, pois quita as responsabilidades sobre essa compra”, explica Thaíne.

Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, há vários aplicativos que comparam preços e fazem planilhas ou servem outras funções ligadas ao controle financeiro pessoal. Então por que não os usar ao seu favor, tanto no Dia do Consumidor quanto em qualquer outra data?

No caso dos comparadores de preços, por exemplo, os apps diminuem muito o tempo que você gastaria procurando em diferentes sites.

Não acredite em tudo que está escrito

Em campanhas promocionais intensas, como é o caso do Dia do Consumidor, alguns produtos podem vir com frases como “último item do estoque”, “você pode parcelar em quantas vezes quiser”, “a promoção acaba hoje”.

Essas são estratégias de marketing para impulsionar a compra, incitando no cliente uma sensação de urgência e oportunidade única. Não se deixe influenciar por essas estratégias e avalie a necessidade e a conveniência da compra de forma racional.

Use o cartão de crédito com sabedoria

O cartão de crédito traz várias facilidades para o dia a dia, todavia também pode meter quem o usa demais em furadas. Por isso, a recomendação é usá-lo apenas para contas fixas mensais e já planejadas, evitando número alto de parcelas, e estabelecer um limite adequado à renda mensal.

“No caso das compras online, principalmente, devemos ter um cuidado atento para não sair comprando coisas baratas todos os dias ou semanas e, no final do mês, ter aquela surpresa na fatura com esses valores acumulados”, ressalta a especialista.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

Amor e Sexo

Segundo pesquisa, Geração Z é a mais propensa a buscar por relacionamentos abertos ou não monogâmicos no geral

Receitas

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema