Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra quando acaba o verão e como será o outono no Brasil
Descubra quando acaba o verão e como será o outono no Brasil - Foto: Shutterstock

Notícias

Saiba quando acaba o verão e veja previsões para o outono em 2023

Após o fim das férias e do Carnaval, confira até que dia vai a estação do ano atual e saiba quando será o início da próxima

O verão é sempre marcado por muito sol, praia, piscina e diversão! Mas, como nada dura para sempre, logo mais teremos que nos despedir desse cenário e dar boas-vindas ao outono, próxima estação do ano no Brasil. Por isso, pode surgir a dúvida: quando acaba o verão?

Se você ama o calor e quer curtir o que ainda resta dele em um bate e volta até o litoral ao lado dos amigos ou da família, continue a leitura que vamos te contar quando acaba o verão e as expectativas para o outono!

Quando acaba o verão em 2023?

Falta pouco para a atual estação do ano chegar ao fim. Isso porque, neste ano, o verão termina às 18h24 do dia 20 de março para dar início ao outono. Ou seja, daqui a exatamente três semanas. A partir dessa data, as altas temperaturas e os dias mais longos darão espaço para um clima mais ameno. 

Quando começa o outono neste ano?

Sendo o período de transição entre o verão e o inverno, o outono começa quando acaba o verão. Dessa forma, a estação terá início no dia 20 de março, às 18h25. A data marca o início do equinócio de outono, fenômeno em que a duração do dia e da noite são praticamente iguais, se encerrando no dia 21 de junho. 

Previsões para o outono

A partir do equinócio, a incidência de luz solar diminui, tornando os dias mais curtos e as noites mais longas. Também ocorre mudança na temperatura, que cai gradativamente ao longo da estação. Com isso, a umidade do ar diminui, deixando-o mais seco. 

No entanto, é importante lembrar que essas características não se aplicam a todas as partes do Brasil. Então cada região do país pode sentir os efeitos do outono de uma maneira diferente

Em regiões mais frias, como o Sul do país, por exemplo, pode ocorrer geadas e neve nessa época do ano. Além disso, o Sudeste e Centro-Oeste costumam registrar temperaturas e índices pluviométricos mais baixos. 

Por outro lado, no Norte e Nordeste, as temperaturas são um pouco mais elevadas e as chuvas ocorrem com maior frequência. Isso principalmente nas áreas mais próximas à Linha do Equador. 

Quando começa o inverno?

Agora que você sabe quando acaba o verão e começa o outono, já pode se preparar para receber o inverno. Isso mesmo! A estação mais fria do ano iniciará no dia 21 de junho, às 11h58, e vai até 23 de setembro. Por também ser um período de baixa umidade, é preciso redobrar os cuidados com a saúde e se prevenir de doenças respiratórias. 

Quando começa a primavera?

Já que estamos falando de quando começam as estações do ano no Brasil em 2023, bora saber também sobre a primavera? A estação, marcada pelo desabrochar das flores, começará no dia 23 de setembro, às 03h50.

E assim como o outono, a primavera também é uma estação de transição — entre inverno e verão — e vai até 22 de dezembro.

Mais notícias como essa

Pets

Certas raças de cães consideradas mais “reativas” ou perigosas devem usar focinheira segundo a lei; entenda se a do seu pet entra nisso

Estilo de Vida

Exercícios de mobilidade são fundamentais para prevenir problemas que restringem a movimentação do corpo

Saúde

Malformação congênita pode ser tratada por meio de cirurgia antes mesmo do nascimento; entenda o procedimento

Receitas

Seu macarrão fica bom, mas sempre parece faltar algo para ser realmente perfeito? Saiba como cozinhar o alimento da forma ideal