Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Você sabe por que maio é conhecido como mês das noivas? Descubra!
Maio é conhecido como mês das noivas em todo o mundo - Foto: Shutterstock

Notícias

Você sabe por que maio é conhecido como mês das noivas? Descubra!

As explicações sobre maio ser o mês das noivas incluem detalhes bastante curiosos; saiba mais!

Você provavelmente já ouviu falar que maio é popularmente conhecido como o “mês das noivas”. Mas, você sabe de onde surgiu essa associação? Existem várias teorias que explicam por que maio ganhou essa fama, e para que você possa conhecê-las, reunimos as principais abaixo. 

Influência da primavera

Uma das teorias é a de que essa tradição surgiu no hemisfério norte, onde o maio é marcado pelo início da primavera. A estação é considerada importante dentro dos costumes populares, onde a chegada do mês é celebrada com flores. Com o tempo, elas foram sendo associadas às cerimônias de casamentos, tornando-se elementos importantes nas decorações tradicionais. 

Religião católica

Outra hipótese tem a ver com o catolicismo. Isso porque, de acordo com a Igreja Católica, maio é o mês oficial de homenagens à Maria, mãe de Jesus Cristo. Por isso, é também conhecido como o “mês das mães”. Como antigamente a ideia da maternidade era muito associada aos casamentos, casar-se em maio era sinal de sorte. 

Idade média

Esta também possui relação com os hábitos da Idade Média. Por causa das baixas temperaturas, as pessoas evitavam tomar banhos durante o outono e inverno. Sendo assim, o primeiro banho do ano costumava acontecer apenas em maio, época da primavera. E já que todos estariam limpos nesse período – inclusive os noivos – muitos casais escolhiam o mês para se casar. 

Qual mês ocorrem mais casamentos?

Por ser o mês das noivas, muita gente pode achar que maio é o mês em que mais se realizam casamentos. Entretanto, no Brasil, a maioria das cerimônias ocorrem em dezembro, mês em que as pessoas recebem o 13° salário e tiram férias coletivas no trabalho.

Por outro lado, nos Estados Unidos, o mês favorito para a realização de casamentos é fevereiro, principalmente por conta do Dia dos Namorados americano (ou Valentine’s Day, celebrado no dia 14 do mesmo mês).

Mais notícias como essa

Pets

Certas raças de cães consideradas mais “reativas” ou perigosas devem usar focinheira segundo a lei; entenda se a do seu pet entra nisso

Beleza

Para não ter que ficar testando todas as combinações antes de sair, veja essas dicas para usar acessórios e decotes que ficam bem juntos

Estilo de Vida

Exercícios de mobilidade são fundamentais para prevenir problemas que restringem a movimentação do corpo

Saúde

Malformação congênita pode ser tratada por meio de cirurgia antes mesmo do nascimento; entenda o procedimento