Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Chuvas podem ser intensas em alguns locais e estados do país
Chuvas podem ser intensas em alguns locais e estados do país - Foto: Shutterstock

Notícias

Outono começa hoje; veja o que estação promete em cada região

A partir das 18h25, inicia-se uma nova estação do ano, o outono; entenda como será a temporada e o que esperar ao longo dos próximos meses

Seja bem-vindo, outono! A estação, que é um equinócio, começa a partir das 18h25 (horário de Brasília) e dura até o dia 21 de junho, quando começa o inverno. E por ser uma estação de transição, muita gente fica curiosa para saber como será a temporada, afinal como será a passagem do tempo entre o período mais quente e úmido para o mais frio e mais seco? Descubra agora!

A princípio, essa estação do ano promete ser neutra, com um início de frentes frias mais fracas e de ação mais costeira. No entanto, a previsão é de que o outono também aja de maneira continental, trazendo frentes frias mais fortes com a aproximação do fim do equinócio, de acordo com o ClimaTempo.

Veja, a seguir, como o outono será em cada região do país e como isso influenciará na temperatura ao longo dos próximos meses!

Região Sudeste

A temporada de outono deve começar com pancadas de chuva bem típicas do verão, mas ao longo do mês de abril, o tempo seco deve predominar. Além disso, não há a expectativa de temperaturas elevadas. Porções territoriais próximas das faixas litorâneas, como em São Paulo e Rio de Janeiro, existem chances de chuvas fortes. Já em maio e junho, o tempo seco deve prevalecer, com possibilidade e dias de muito sol. No entanto, ainda há chance de chuvas acima da média entre SP e RJ.

Região Sul

Para o Sul do país, o outono começa com chuvas irregulares, principalmente na porção territorial que compreende o Rio Grande do Sul. Em abril, a região também pode registrar temperaturas acima da média e também muita chuva. Já em maio, o cenário muda um pouco por conta de variações térmicas. Por isso, Paraná, Santa Catarina e RS podem registrar massas de ar frio com forte intensidade.

Região Centro-Oeste

Com a chegada do outono, o Centro-Oeste pode registrar aquecimento gradual de temperatura. Em abril, os estados de Mato Grosso e Goiás podem registrar pancadas de chuva típicas do verão. Já entre maio e junho, o tempo promete ser firme em toda região na maior parte dos dias. Ainda assim, regiões como o sul e o oeste do Mato Grosso do Sul podem registrar chuvas acima da média por das frentes frias.

Região Nordeste

Enquanto isso, o outono no Nordeste promete bastante chuva no mês de abril. Mas a tendência é que esse volume diminua entre maio e junho. As máximas de temperatura ficam abaixo da média por conta da nebulosidade, mas tudo indica que as temperaturas voltam a subir em junho na região.

Região Norte

O outono na região Norte promete uma temporada de chuva acima da média no mês de abril, especialmente em estados como o Pará e o Tocantins. Por sua vez, as temperaturas também devem se manter baixas devido às chuvas persistentes. Em outras localidades, a temperatura sobe ao longo da estação e se mantém acima da média em estados nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre.

Mais notícias como essa

Pets

Certas raças de cães consideradas mais “reativas” ou perigosas devem usar focinheira segundo a lei; entenda se a do seu pet entra nisso

Estilo de Vida

Exercícios de mobilidade são fundamentais para prevenir problemas que restringem a movimentação do corpo

Saúde

Malformação congênita pode ser tratada por meio de cirurgia antes mesmo do nascimento; entenda o procedimento

Receitas

Seu macarrão fica bom, mas sempre parece faltar algo para ser realmente perfeito? Saiba como cozinhar o alimento da forma ideal