Xamanismo: legado para as religiões da atualidade

Presente desde a pré-história, o Xamanismo se adaptou com o tempo e serviu de referência para outras religiões e terapias do mundo moderno. É possível ver muito da presença dele nas doutrinas que ganharam adeptos no decorrer dos milênios. Conheça um pouco dos ideais xamânicos que representam um legado carregado por outras religiões posteriores.

Por Fabio Toledo - 09/02/2017

Foto: Reprodução/Pixabay

Presente desde a pré-história, o Xamanismo se adaptou com o tempo e serviu de referência para outras religiões e terapias do mundo moderno. É possível ver muito da presença dele nas doutrinas que ganharam adeptos no decorrer dos milênios. Conheça um pouco dos ideais xamânicos que representam um legado carregado por outras religiões posteriores.

Foto: Reprodução/Pixabay

Crença em um deus e no renascimento

Como muitas religiões, o xamanismo defende a ideia da existência de uma divindade maior. Porém, sua definição é bastante diferente da atual. “A definição de Deus tinha outro contexto na época, a religião ainda não havia formatado esse Deus maior na escala hierárquica. Portanto, havia a compreensão nos povos pioneiros de que, além do grande Espírito, tudo era extensão, logo tudo era Deus”, explica Paulo Sergio Oliveirah, pós-graduado em psicologia transpessoal e constelador xamânico.

Já o renascimento é visto de maneira bem parecida com outros cultos. No xamanismo, quando a parte visível – o corpo – perece, o invisível – conhecido mais tarde como alma – reencarna e mantém sua existência. Sendo a alma considerada a essência que mentém vivos os seres.

Canções sagradas, rituais e amuletos

Cada religião possui seus rituais, canções e danças específicas. Mas tudo começou com os primeiros xamânicos, os quais faziam dos seus costumes momentos de contato com o principal elemento da crença: a natureza.

Além dos rituais, os tótens, amuletos e afins criados pelo xamanismo serviram de inspiração para muitas religiões. Até mesmo as tatuagens, que muitos xamãs utilizavam, passaram a marcar na pele das pessoas crentes em alguma doutrina aquilo que esta pregava.

Busca pela elevação espiritual

Dentro dos rituais sagrados de qualquer religião, a busca pela elevação espiritual é tida como elemento determinante para saber a eficácia de tais ritos. No xamanismo não é diferente. Nos transes que podem ocorrer, principalmente por conta da ingestão de algum líquido alucinógeno que permite abrir a mente para sentimentos não muito habituais, o crescimento e purificação da alma.

Leia também