Valorize sua beleza e seu visual com cortes para cabelos cacheados, crespos e afro

Que tal dar um up no visual com cortes que estão na moda? Tem para todos os comprimentos e estilos, adaptados para o seu formato de rosto e tipo de fio

Foto tirada do rosto na diagonal de uma mulher negra, de cabelos médios cacheados de visual com cortes em camadas, de blusa branca, sorrindo.
Foto: Shutterstock.com

Para quem tem as madeixas enroladinhas, definir o comprimento dos fios pode ser um grande desafio , pois precisam de uma atenção maior por serem cortados secos. Para ajudar vocês a encontrarem o visual com cortes ideais para cada tipo de rosto e de fios, os especialistas Elton Nunes, hairstylist e educador da Pivot Point e o Fernando Paolo hairstylist visagista do Studio Fernando Fernandes nos ajudaram a encontrar as melhores técnicas para ficar com os cabelos impecáveis.

Curto

O black power é um ícone da cultura afro e valoriza a beleza dos cachos. Esse corte nada mais é do que o nivelamento do comprimento, tornando-o uniforme. “Os fios com o mesmo tamanho fazem o cabelo ter um formato arredondado, copiando a curvatura da cabeça”, comenta Elton Nunes, hairstylist e educador da Pivot Point. É possível fazer em todos os tipos de afro, mas quanto mais crespo, melhor! Finalize: usando leave-in nos fios úmidos e secando-os com difusor. Lembre-se de que o produto deve conter proteção térmica.

Médio

Se você está à procura de um visual da moda, o chanel pode ser uma boa opção para este comprimento. Para manter o volume sob controle, Elton Nunes indica a técnica de chanel graduado, com os fios mais curtos na região da nuca e levemente alongado na frente. “Geralmente, o cabelo afro é mais irregular, então, uma linha muito reta nem sempre fica tão bonita quanto uma triangular”, esclarece Elton. Finalize: com os fios úmidos, use de 5 a 10 gotas de óleo de argan do meio para as pontas. Aplique leave-in mecha a mecha e seque com difusor.

Longo

Fazer o visual com cortes em camadas é uma boa opção para deixar o cabelão com movimento, sem aquele aspecto pesado. Criar camadas repicadas é mais certeiro, mas Fernando Paolo, hairstylist visagista do Studio Fernando Fernandes, de São Paulo, reforça: “Encontramos vários tipos de ondulação em uma cabeça e, para distribuir melhor o volume e encaixar os cachos, podemos aliar o repicado com o desfiado”. Finalize: com a técnica de fitagem, que consiste em aplicar leave-in nos fios úmidos e divididos em camadas. Depois, é esperar o cabelo secar naturalmente.

Dicas de expert!

Na hora de esculpir um um visual com cortes em cabelos crespos é necessário cuidado e uma técnica apurada. “Precisamos analisar o grau de ondulação que encontramos em cada região da circunferência da cabeça, para trabalhar de forma diferente em cada uma e obter um formato de cabelo ideal para o tipo de rosto e fio”, esclarece Fernando Paolo. Já em relação à franja, o hairstylist comenta: “Longas, médias ou curtas podem ser desenvolvidas, o comprimento dependerá das linhas e formas do rosto e fio”.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Elton Nunes, hairstylist e educador da Pivot Point; Fernando Paolo hairstylist visagista do Studio Fernando Fernandes, de São Paulo (SP).

LEIA TAMBÉM