Vai viajar sozinho? Confira algumas dicas práticas que irão ajudar na sua aventura

Viajar sozinho não significa estar sozinho. Confira dicas para que sua viagem no melhor estilo mochilão seja prática e divertida.

Por Vinicius Galico - 22/09/2017

Foto: Shutterstock Images

Encarar uma viagem independente pode ser uma grande aventura. Aproveitando o tempo livre para momentos de introspecção ou escolhendo roteiros onde é possível fazer novas amizades, essa é uma experiência única e renderá muitas histórias. Para você que é principiante no assunto ou para quem ainda tem algumas dúvidas, preparamos dicas para que possa aproveitar ao máximo sua viagem solo!

Um único destino? Não tem problema!

Se sua viagem se restringe a uma única cidade, você não é considerado um mochileiro, mas isso não significa que o roteiro será menos interessante. Escolha uma cidade grande, com muitas opções culturais e infraestrutura, onde seja possível pegar táxi desacompanhado sem chamar atenção ou onde o transporte público funcione. Optar por um destino movimentado, além de preencher o diário de viagem, é questão de segurança, principalmente para os iniciantes

Hospedagem

Viajar sozinho não significa estar sozinho. Hospede-se em hostels, albergues e pensões. Além de economizar, você encontra ambiente mais aconchegante e pode fazer amizades com pessoas do mundo todo. Esses locais também oferecem suítes e apartamentos, caso não queira encarar quartos coletivos. Se a hospedagem for em hotel, aproveite as áreas comuns como hall, piscina e restaurante para conhecer outras pessoas e até pegar dicas de viagem.

Roteiros

Acorde cedo e aproveite o dia o máximo que puder. Sendo dono dos próprios horários, você não precisa negociar o roteiro. Pesquise antes de viajar, pegue dicas no local de hospedagem e faça pequenos tours pela cidade e vizinhança. À noite, tenha o dobro de atenção e, caso seja perigoso encarar uma boate ou pub desacompanhado, leve livros ou aproveite para fazer um diário da viagem.

Vai viajar sozinho? Confira algumas dicas práticas que irão ajudar na sua aventura

Foto: Shutterstock Images

Comunique-se

Para não bater a solidão, vale tudo: ouvir música, mandar recados para quem está em casa pelas redes sociais e conversar com outros viajantes. Seja na fila de museu, em um café ou restaurante, não vão faltar pessoas agradáveis para um bate papo.

Seja prático

ompre um tripé e leve baterias extras para a câmera. Desbloqueie o aparelho de celular e compre um chip a cada novo destino ? assim você não paga taxas de deslocamento.

Evite transtornos

Prefira chegar e sair da cidade durante o dia. Além de facilitar a locomoção, é mais seguro pegar um táxi ou transporte coletivo sozinho. Faça cópias dos documentos pessoais e guarde em local separado na bagagem, e em casa. Envie também para seu email. Carregue pouco dinheiro e evite casas de câmbio e caixas eletrônicos, caso não conheça o local. Faça amigos, mas use a intuição para não se expor demais. Nunca descuide de copos de sucos ou drinks e tenha atenção com câmeras fotográficas, celulares e com a ajuda de estranhos. Evite excesso de bagagem, afinal você não contará com auxílio para carregá-la.

LEIA TAMBÉM