5 verduras ricas em cálcio para você acrescentar ao cardápio diário

Quer proteger a saúde ao mesmo tempo em que previne lesões ósseas? Então, confira dicas de alimentos que podem ajudar nessa missão!

Aposte em verduras ricas em cálcio para evitar problemas ósseos, como a osteoporose.
Por Larissa Mortari - 05/10/2017

Aposte em verduras ricas em cálcio para evitar problemas ósseos, como a osteoporose. FOTO Shutterstock

O cálcio é um elemento vital, pois participa de processos orgânicos importantes no corpo. Sua maior concentração está nos ossos e dentes, 99%, e 1% no sangue. Uma pesquisa feita na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostrou que alimentos ricos no mineral diminuem a absorção da gordura vinda dos alimentos. Isso porque parte das moléculas é eliminada para fora do organismo na digestão, impedindo seu acúmulo. Além disso, há evidências de que o cálcio interfere no aproveitamento da insulina (hormônio fundamental na regulação do metabolismo e da fome). Então, que tal conhecer cinco verduras ricas em cálcio para aproveitar seus benefícios?

Importante para o organismo

Agora que você já conhece algumas verduras ricas em cálcio, chegou a hora de descobrir quais as funções do mineral no organismo. O cálcio atua em várias partes do corpo, como na regulação da contração dos músculos, tanto nos movimentos quanto nos batimentos cardíacos; nas contrações intestinais; como liberador de neurotransmissores; como sinalizador para a produção de hormônios, como a insulina; e como estimulante da coagulação sanguínea.

Quando existe a falta de cálcio no organismo, o corpo tende a retirá-lo dos ossos, dos rins e do intestino. Esse é um meio eficiente de manter o mineral sempre no sangue, e o responsável por isso é um hormônio chamado paratormônio.

“O paratormônio (PTH), juntamente com a vitamina D e o calcitriol, são os responsáveis por fazer essa regulação. Quando falta cálcio no sangue, aumenta a produção do PTH para obtê-lo dos ossos, reduzir sua excreção pela urina e aumentar a absorção deste nutriente no intestino. Então, o valor do PTH no sangue nos dá uma ideia do estado de cálcio no organismo”, explica a nutricionista Stela Besso. Quando isso acontece com frequência, aumenta o risco de desenvolver osteopenia e osteoporose.

Consultoria Stela Besso, nutricionista

 

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