17 mitos e verdades sobre o cabelo que você precisa saber

Água quente prejudica a saúde dos fios? Lavar todos os dias causa queda? Babosa fortalece as madeixas? Desvendamos esses e outros mistérios

mitos sobre cabelo
Foto: Shutterstock

Você já deve ter ouvido muitas teorias e mitos sobre cabelo. Seja nos salões de beleza ou entre a família, a famosa tradição da vovó para fazer as madeixas crescerem mais rápido, por exemplo. Embora algumas ideias até tenham seu fundo de verdade, algumas não fazem o menor sentido e, ainda, podem enfraquecer os fios e causar danos ao couro capilar.

Para esclarecer as dúvidas mais comuns, conversamos com Juliana Annunciato, dermatologista da Clinica Essenza, que desvendou alguns dos mistérios que povoam a cabeça dos brasileiros há anos. Quem sabe, agora, você não desencana de cortar o cabelo apenas na lua cheia, hein?!

Revelamos as verdades e os mitos sobre cabelo

1. Cortar os cabelos interfere no seu crescimento?

MITO. Cortar regularmente os fios ajuda no fortalecimento e qualidade, mas não aumenta a velocidade de crescimento.

2. Tingir os cabelos provoca queda?

Mito. As tinturas agem apenas no fio e não em sua raiz. A menos que a mulher tenha alguma alergia aos componentes. Atualmente, as colorações mais modernas são compostas de aminoácidos que protegem o fio, pois fecham as cutículas que foram abertas pela amônia. O que pode ocorrer é a quebra do fio levando a queda.

3. Cortar os fios na lua cheia dá volume ao cabelo?

Mito. Até agora a ciência não provou nada. A não ser que fios reajam à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno.

4. Colocar a pílula anticoncepcional no shampoo fortalece os fios?

Mito. A pílula anticoncepcional não interfere em nada na saúde dos cabelos. Não é um tipo de hormônio absorvido quando aplicado nos fios.

5. Passar babosa no cabelo fortalece os fios?

Mito. Somente o extrato da babosa (aloe vera) é recomendado como hidratação dos fios. A planta em sua forma natural pode causar irritação, inclusive ao couro cabeludo.

6. Na menopausa, as mulheres perdem mais cabelo?

Verdade. Nesse período, diminuem os hormônios femininos, predominam os masculinos e, por isso, pode acontecer uma perda maior de cabelos, principalmente quando há uma tendência genética.

7. Alimentação influencia na saúde do cabelo?

Verdade. A falta de nutrientes como ferro e zinco pode causar queda de cabelos. Uma alimentação balanceada, rica em proteínas e vitaminas antioxidantes, mantém os cabelos fortes e saudáveis.

8. Usar o mesmo shampoo por muito tempo acaba perdendo e efeito?

Mito. Na verdade, se não está fazendo mais o efeito desejado é porque você não está usando o shampoo adequado para seu tipo de fio. Ou seja, além de ser um dos principais mitos sobre cabelo, é importante se atentar ao produto que vem utilizando.

9. É necessário usar o shampoo antiresíduos?

Verdade. Se você faz uso de muitos produtos no cabelo, o antiresíduos é essencial, pois dessa forma o cabelo fica “desintoxicado” do excesso de química. Mesmo para quem só usa shampoo e condicionador, o ideal é utilizar o produto antiresíduos uma vez por semana ou a cada 15 dias.

10. Água fria deixa o cabelo mais brilhante?

Mito. Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas, o que aumenta a oleosidade e pode causar queda. Mesmo no inverno, tome banho com água morna.

11. Lavar o cabelo todo dia causa queda?

Mito. Se você perde muitos fios durante o banho, o problema, com certeza, não é devido à lavagem diária. Apenas os cabelos que já estavam soltos, ou seja, que já iriam cair de qualquer forma, saem no banho. Por isso a indicação é consultar um profissional tricologista para buscar a causa da queda.

12. Apenas molhar os fios sem usar shampoo pode provocar fungos no couro cabeludo?

Verdade. Quando o couro cabeludo está oleoso, o ambiente é favorável para o aparecimento de caspa. É necessário ao menos um produto detergente para limpar corretamente.

13. Água quente deixa os fios opacos?

Verdade. A alta temperatura pode ressecar o couro cabeludo e, consequentemente, os fios. O ideal é água morna ou fria.

14. Esfregar o comprimento dos fios causa quebra?

Verdade. Esse hábito só prejudica a saúde dos cabelos. O ideal é secar apertando a toalha, sem esfregar com força para não quebrar os fios. E mais: nunca prenda os cabelos ainda molhados.

15. Não usar condicionador deixa o cabelo duro?

Verdade. Ao lavar os cabelos com o shampoo, eles perdem a oleosidade, ficando com aspecto elétrico. Por isso, é necessário hidratar para devolver a maciez, a maleabilidade e o brilho.

16. É bom deixar o creme mais tempo do que indicado?

Mito. Após o tempo recomendado pelo fabricante, o produto para de agir. A dica para quem quer potencializar o efeito da máscara de hidratação, por exemplo, é enluvar os fios. Ou seja, aplicar o creme mecha a mecha, fazendo movimentos repetidos da raiz às pontas.

17. Usar touca térmica potencializa a hidratação?

Verdade. A maioria dos cremes de tratamento tem seu efeito potencializado com a ação do calor. Por isso usar a touca térmica durante o tempo de pausa ajuda os componentes do cosméticos penetrarem melhor nos fios.

Ficou surpresa com alguns mitos sobre cabelo? Não esqueça de sempre cuidar bem dos seus fios, não expondo-os a altas temperaturas e usando os produtos certos para eles.

Leia também: