Trabalhe em casa: confira dicas para fazer docinhos e gerar renda extra!

Como conseguir uma renda extra? Veja o exemplo de quem produz docinhos em casa e dá dicas para manter o negócio funcionando!

Trabalhe em casa: confira dicas para fazer docinhos e gerar renda extra!
FOTO: Reprodução

Quem não gostaria de gerar renda extra sem sair de casa? Esta é uma realidade alcançada por muitas pessoas que decidiram transformar um hobby em profissão.

FOTO: Antonio Sergio Manzi

As opções não têm fim: pintura em tecido, corte e costura, cozinhar doces e salgados… o que importa é escolher o que se faz bem e investir nesta atividade.

Veja o exemplo da cake designer Carolina Ruffo: ela decidiu deixar o emprego e montar seu próprio negócio. Ela criou o ateliê “Cup a Cake” e hoje tem como profissão criar e vender seus deliciosos cupcakes decorados.

Ela garante que a satisfação em fazer o que gosta é o sua principal motivação. Conheça a história de Carolina e se inspire para começar a investir em você!

Cake designer

Culinarista por paixão, Carolina deixou seu trabalho na área administrativa para se dedicar à criação dos bolinhos enfeitados.

Os tradicionais cupcakes têm origem americana e ficaram mais conhecidos após aparecerem na série “Sex and the City”.

Feitos com os mesmos ingredientes de um bolo, são ideais para decorar festas ou como lembranças de eventos e podem ser oferecidos como um delicado presente.

Para isso, a cake designer põe a mão na massa. “Eu costumo escrever nas minhas páginas sociais que todo dia é dia de Cupcake, e que qualquer hora é uma boa hora para um minibolinho feito com amor,” diz Carolina.

Veja dicas da culinarista para quem deseja trabalhar em casa!

1) Amar o que se faz e criar um estilo próprio são fundamentais.  “Pense no que você gostaria de fazer, mesmo que não ganhasse dinheiro – isso é o que você deveria estar fazendo agora”, enfatiza a culinarista.

2) Estabeleça prioridades. Saiba que, se decidiu ter um negócio próprio, trabalhará mais!

3) Seja amiga dos seus clientes. Aceite sugestões; deixe que eles participem do seu crescimento! “Eu considero cada cliente como um amigo meu ou um ente querido”, diz.

4) Seja perseverante. Não desista quando encontrar desafios e obstáculos. Supere-os e siga adiante. “Seja gentil com você mesma, o que eu confesso: nem sempre é tarefa fácil”, completa Carolina.

Drible a concorrência com criatividade

Nas datas especiais e épocas de festividades a procura sempre aumenta, difícil é manter a clientela para garantir as vendas sem perder o ritmo durante os meses do ano. Para isso, a cake designer aconselha manter acesa a criatividade: “procuro inventar novas receitas, cores e sabores!”. Carolina também diz que manter a amizade com os clientes é fundamental.Crio fóruns, por exemplo, perguntando de que sabor eles gostariam de ver em nossa carta de cupcakes”. Além disso, é possível aumentar a procura criando sorteios e promoções. Com o uso da internet, tudo ficou mais fácil.

FOTO: Antonio Sergio Manzi

O bom profissional deve se atualizar de várias maneiras. Para isso, cursos, pesquisas, livros e até mesmo a mão na massa para reinventar sabores e, acima de tudo, criar o seu próprio estilo, são as prioridades elencadas por Carolina. Segundo ela, “a concorrência sempre existe e tem seu lado bom: não nos deixar acomodar”. Muitos órgãos, como o SEBRAE, oferecem palestras aos pequenos empreendedores e o encontro com outros profissionais também proporcionam grande aprendizado e troca de experiências.

Aumente as vendas usando a internet

O Facebook tem sido uma excelente ferramenta de vendas, assim como as newsletters (divulgação via e-mail)”, afirma a culinarista sobre o uso dos meios digitais para divulgar seu produto. E mesmo com a facilidade das ferramentas virtuais, Carolina não abandona o contato pessoal com seus clientes. “Eu adoro passar por um comércio, sentir que eu gostaria de ver meu produto inserido lá dentro, daí me apresento com uma caixinha de cupcakes e bato um bom papo”.

Na foto, a cake designer Carolina Ruffo e a cake officer Lilian Cioldin FOTO: Antonio Sergio Manzi

As redes de relacionamento proporcionam não só a propaganda de seu trabalho, mas também a venda. Crie um blog para divulgar sua produção e depois faça sua página no Facebook.

A dica é estar inserida onde seus clientes e amigos estão. Assim, você poderá divulgar fotos e preços daquilo que faz, além de incentivar as pessoas a comentarem e curtirem seu status. Se você estiver preparada para tudo isso, então seu negócio tem grandes chances de obter sucesso! Faça como a Carolina Ruffo e coloque a mão na massa!

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevista: Larissa Faria Fotos: Antonio Sergio Manzi