Compacta, mas decorada: uma varanda com jardim

Veja como a utilização de móveis dobráveis e de plantas transforma uma varanda simples em um ambiente incrível e aconchegante

Uma varanda em um prédio com uma mesa e duas cadeiras de madeira dobráveis no canto esquerdo na frente de uma parede azul e do outro lado da varanda há uma estante com 3 prateleiras com vasinhos de plantas.
Por Diana Diniz - 31/01/2018

Foto: Ederson Seiffert

Usar a metragem reduzida de uma varanda como desculpa para não decorá-la já não funciona mais. Uma dica é usar o espaço para ter um jardim, dando um toque de beleza e criando um ambiente relaxante. Confira projetos que te darão vontade de transformar sua pequena varanda em um lugar colorido!

Pequenas composições

Para otimizar o espaço de apenas 5m², Vanessa Baron, design de imagem da Meu Móvel de Madeira utilizou móveis de madeiras dobráveis que permitem que eles sejam guardados quando não estiverem em uso. Além dos móveis as 3 prateleiras de 90cm de altura serviram de suporte para sustentar vários vasos de plantas sem que o vento as derrube.

Uma varanda com uma horta vertical feita em uma estante com duas prateleiras com vasinhos de plantas.

Foto: Ederson Seiffert

Tempere uma varanda

“A moradora também aproveitou as prateleiras para colocar vasos com temperos como alecrim, cebolinha e pimentas, criando, assim, não só um jardim vertical dentro de casa, mas uma mini-horta também”, explica a designer.

Jardim multiúso

Quem gosta de cozinhar sabe que o ideal é sempre utilizar as ervas mais fresquinhas o possível. Então, por que não tê-las em uma varanda? Neste projeto, criado pelas arquitetas Jocymara Nicolau e Andréa Posonski, da NP Arquitetura o jardim foi instalado junto à churrasqueira, que não perdeu seu uso e ainda ganhou uma bela decoração para acompanhar.

Uma varanda com vasos de plantas no chão do lado esquerdo e no fundo várias estantes suspensas com vasinhos de plantas que ficam ao lado da churrasqueira.

Foto: Nenad Radovanovic

Revestimentos mais resistentes

O piso, em porcelanato que imita madeira, ganhou resistência e facilidade na limpeza, enquanto os móveis, em madeira de demolição, deram o toque rústico ao projeto. “Apesar de coberta, a varanda sofre com chuva e vento e isso desgasta os materiais”, ressaltam as arquitetas.

Texto: Redação Alto Astral | Projeto 1: Meu Móvel de Madeira, Curitiba – PR; Projeto 2: NP Arquitetura, Curitiba – PR

LEIA TAMBÉM