18 truques imperdíveis que vão te transformar numa chefe de cozinha

Na hora de cozinhar, muitas vezes as receitas não saem como o planejado. Mas existem alguns truques imperdíveis que podem te ajudar nesse momento. Confira!

ShutterStock

Cozinhar nem sempre é uma tarefa fácil. Quantas vezes você já não tentou reproduzir algumas receitas da internet, de algum programa famoso, e as coisas acabaram não saindo como o planejado? Além disso, muitas vezes a gente se decepciona quando um alimento estraga sem querer, não está maduro o suficiente ou não cozinha do jeito que gostaríamos. Mas existem alguns truques supersimples que podem te ajudar na hora de cozinhar.

Com essas dicas imperdíveis, esse momento pode ficar ainda mais gostoso! Confira:

1. Não mexa demais a carne

Evite ficar “girando” demais a carne na panela, pois dessa forma ela acaba secando demais e não fica crocante por fora e suculenta por dentro.

Carne vermelha é indicada para consumo na dieta paleolítica

FOTO: Shutterstock Images

2. Saiba quando os ovos estão consumíveis

Para descobrir se os ovos estão bons para serem consumidos, o truque é muito simples: coloque-os em um copo com água. Se estiver fresco, ele afunda. Se não afundar, já está apodrecido, e se ficar na metade, significa que ainda pode ser consumido.

Ovos frescos de galinha na tigela com pano de prato e batedor de arame ao lado.

Shutterstock.com

3. Preparo de peixes

Para aproveitar melhor os temperos e não grudar, prepare seu peixe sobre rodelas de limão. Ele ainda vai absorver o aroma cítrico e ficar mais delicioso!

Peixe grelhado com salada

FOTO: Alto Astral

4. Temperos

Para não deixar que os temperos e ervas aromáticas fiquem grudadas na faca, a polvilhe antes com um pouco de sal.

Carne

Reprodução/iStock

5. No ponto perfeito

Para deixar a carne mais suculenta e não queimá-la, o ideal é colocá-la com um pouco de espaço entre os pedaços na frigideira. Um erro muito comum é colocar carne demais na panela, o que dificulta a fritura.

carne vermelha

Imagem: Giphy.com

6. Purê impecável

Para evitar que seu purê de batata fique com aquele aspecto “acinzentado“, na hora do preparo, utilize leite morno, ao invés de frio.

Purê

Reprodução/Alto Astral

7. Maionese na hora

Se você precisa de um pouco de maionese para alguma receita e a sua acabou, a dica é simples: bata no liquidificador 1 ovo com 150 ml de óleo.

maionese-caseira-37603

FOTO: Alto Astral

8. Sanduíche de sorvete

Quer tentar experimentar fazer um sanduíche de sorvete? Utilize uma faca quente para cortar o recipiente e você vai ver como o trabalho fica muito mais fácil!

truques imperdíveis que vão te transformar numa chefe de cozinha

FOTO: Reprodução/Instagram/los40

9. Reaproveite seus temperos

Não jogue fora as ervas aromáticas ou temperos que não vai usar! Mesmo as que acabaram ficando amareladas com o tempo podem ser reutilizadas. Misture-as com um pouco de azeite de oliva e coloque a mistura numa forma de gelo. Assim você pode colocá-las em outras receitas.

FOTO: Reprodução/Instagram/akamaihd

FOTO: Reprodução/Instagram/akamaihd

10. Rolo para massas

Se por acaso você precisar de um rolo de macarrão para preparar massas mas não o tiver, uma boa substituição é usar uma garrafa de vinho vazia.

FOTO: Reprodução/Instagram/thetoc

FOTO: Reprodução/Instagram/thetoc

11. Corte perfeito

Para cortar os pequenos tomates cereja com mais facilidade, a dica é colocá-los entre o fundo de dois pratos, e segurar com bastante precisão. Depois é só passar uma faca afiada no meio!

FOTO: Reprodução/Instagram/cocojenalle

FOTO: Reprodução/Instagram/cocojenalle

12. Batatas sem raízes

Para evitar que suas batatas criem raízes durante o tempo de armazenamento, basta deixá-las guardadas junto com maçãs. As maçãs produzem etileno, que impede o crescimento das raízes.

FOTO: Reprodução/Instagram/pinimg

FOTO: Reprodução/Instagram/pinimg

13. Torta fácil

Precisa fazer uma torta pequena, mas só tem a forma grande? Não se preocupe. Use alguns pedaços de papel alumínio para criar uma “parede” na forma.

FOTO: Reprodução/Instagram/food52

FOTO: Reprodução/Instagram/food52

14. Descascar repolhos

Separar as folhas de um repolho às vezes é um trabalho chato e cansativo. Para deixá-lo mais simples, basta bater com o repolho virado pela lateral, em uma superfície dura. As folhas vão se separar facilmente!

FOTO: Reprodução/Instagram/mamamia

FOTO: Reprodução/Instagram/mamamia

15. Abacates sempre conservados

Para manter os abacates sempre clarinhos e evitar que apodreçam, o truque é mantê-los em um recipiente junto com uma cebola. A cebola evita que ele escureçam ou estraguem rapidamente!

FOTO: Reprodução/Pinterest

FOTO: Reprodução/Pinterest

16. Abacaxi sempre docinho

Quantas vezes ao cortar um abacaxi você percebeu que a parte de cima está doce e a de baixo azeda? Para garantir que a fruta fique doce por inteira, é preciso fazê-la amadurecer mais rápido. O truque é cortar a parte da coroa e armazená-lo de cabeça para baixo – assim, o processo de maduração, que começa do topo para baixo, se acelera e os açúcares se espalham pela fruta inteira.

FOTO: Reprodução/Pinterest

FOTO: Reprodução/Pinterest

17. Alfaces sequinhos

Alfaces costumam estragar muito rápido, já que umidade é uma de suas principais inimigas. A dica para mantê-los fresquinhos por mais tempo é armazená-los em um plástico selado, com um pedaço de papel toalha.

FOTO: Reprodução/Pinterest

FOTO: Reprodução/Pinterest/Cammi’s Happy Place

18. Aproveite todo o suco

Para aproveitar ao máximo o suco das frutas que você vai espremer, coloque-as antes por 15 segundos no microondas. As frutas mornas liberam mais suco que as frias!

FOTO: Reprodução/iStock

FOTO: Reprodução/iStock

LEIA TAMBÉM