Confira 7 truques infalíveis para enganar a fome e controlar o apetite!

Com essas dicas para controlar o apetite, fica muito mais fácil encarar a dieta sem sofrimento e, de quebra, ganhar em bem-estar e qualidade de vida!

meninas comendo melancia na praia
Foto: iStock.com/Getty Images

O grande desafio ao fazer uma dieta é driblar a vontade de comer em horas erradas. De nada adianta ter uma alimentação balanceada se, entre uma refeição e outra, você devora um chocolate ao primeiro sinal de fome, não é mesmo? Por isso, consultamos a nutricionista Claudia Moraes, que deu a receita certa para você superar esse desafio e perder peso definitivamente. O primeiro passo é não acreditar em mitos como aqueles que dizem que mascar chiclete, tomar café ou azeite ajudam a tirar a fome.

“O chiclete estimula a salivação e libera suco gástrico, podendo causar problemas estomacais. O consumo ideal de azeite deve ser de até 4 colheres (sopa) por dia. Mais do que isso é desnecessário. Já o café, em excesso, pode causar insônia e até depressão”, descarta a profissional. Confira dicas que realmente funcionam para controlar o apetite:

meninas comendo melancia na praia

Foto: iStock.com/Getty Images

1 – Alimentação variada

Abuse de frutas, legumes, folhas e cereais integrais. Evite alimentos gordurosos como frituras, refrigerantes e produtos industrializados. Além disso, reduza o sal.

2 – Beba água para controlar o apetite

Tome, aproximadamente, 8 copos (1,6L) por dia. “Mas evite beber junto às refeições”, aconselha Claudia Moraes.

3 – Descanso

Dormir no mínimo 8 horas por noite e ter momentos de lazer ajudam no bem-estar de quem faz dieta.

4 – Sol da manhã ou da tarde

Sempre com protetor solar. “A luz solar ajuda a produção de serotonina e vitamina D”, recomenda a nutricionista.

5 – Pratique atividade física

Esse hábito pode acelerar a perda de peso e controlar a fome excessiva. Também melhora a qualidade de vida, retarda o envelhecimento, combate a depressão, favorece o humor, dá energia e disposição, além de ajudar na memória e no processo de emagrecimento”, diz a nutricionista.

6 – Alimente-se antes de sair de casa

Se for a uma festa ou ao supermercado, por exemplo, alimente-se antes para que não sinta vontade de comer em hora errada.

7 – Amigos da boa forma

“Quando sentir muita fome entre uma refeição e outra, a dica é comer uma fruta ou beber um suco natural”, recomenda Claudia Moraes.

Texto: Gabriel Pelosi/Colaborador | Consultoria: Claudia Moraes, consultora em nutrição da Kanguruh Terceira Idade, do Rio de Janeiro (RJ), (21) 3165-4005

LEIA TAMBÉM