18 truques para limpar os eletrodomésticos corretamente

18 truques para limpar os eletrodomésticos corretamente

Do microondas a geladeira, confira dicas que irão facilitar sua vida

limpar eletrodomésticos
Foto: Shutterstock

Remover toda a sujeira, eliminar os germes e acabar com as bactérias nem sempre são uma missão fácil na hora de limpar eletrodomésticos. Afinal, não é qualquer tipo de produto que pode ser utilizado em todos os aparelhos. Alguns, como o microondas, por exemplo, não são recomendados a utilização de água ou sabão graças aos seus materiais e fibras.

Ainda assim, a máquina de lavar roupa, a geladeira e o fogão, são utensílios que merecem atenção. Uma vez que microorganismos proliferam rapidamente graças a umidade. E para eliminá-los são aconselhadas lavagens periódicas mais intensas, com itens certos, seguindo as instruções do fabricante.

Dicas para limpar eletrodomésticos sem neura

Máquina de lavar roupa

Provavelmente, este o último aparelho que nos vem à mente se pensarmos em uma fonte germinativa, principalmente por estar na maioria do tempo cheio de água. Mas, na realidade, o sabão presente nos produtos não limpa o tambor e partes internas. O mais apropriado é mantê-lo limpo, tendo algumas tarefas como hábito.

  • Dispensador de sabão: está sempre molhado e possui cantos perfeitos para acumular mofo e germes. Para limpá-lo, o mais fácil é extrair a caixinha e mergulhá-la por cinco minutos em vinagre branco. Se necessário, esfregue para remover resíduos de detergente (uma escova de dentes é o instrumento perfeito) e, antes de colocar o dispensador de volta no lugar, seque-o bem.
  • A borracha que fecha a porta: se ficar preta, é sinal da presença de mofo, bactérias e germes. Para mantê-la o mais desinfetada possível, basta secá-lo com um pano após cada lavagem. Manter a porta aberta por um tempo após remover a roupa impedirá que a umidade se concentre.
  • Para limpar o interior, basta programar uma lavagem com o tambor vazio. Escolha um plano de alta temperatura e encha o dispensador de vinagre branco. Isso será suficiente para fazê-lo uma vez a cada dois ou três meses, ou mais frequentemente, se notar que a máquina de lavar roupa começa a cheirar mal.

Geladeira

Aqui as bactérias estão naturalmente presentes nos alimentos crus. Mas o resfriamento e a má limpeza fazem com que a comida apodreça mais rapidamente.

  • Para reduzir o gelo, evite abri-la e fecha-la com muita frequência ou manter a porta entreaberta mais do que o necessário. É aconselhável limpar completamente o seu interior, pelo menos a cada três meses.
  • Se quiser limpar a geladeira rapidamente, programe-se para fazê-la quando tiver poucos alimentos. Assim, pode esvaziar as prateleiras e removê-las.
  • Para limpar as paredes internas, o bicarbonato de sódio funciona muito bem: basta diluir duas ou três colheres de sopa em água morna e esfregar. Em seguida, lave com outro pano.
  • Limpe as prateleiras uma a uma. A remoção fica mais fácil quando elas são pequenas, porque depois de esfregar pode-se enxaguá-las na torneira. Caso contrário, terá que recorrer ao pano novamente.

E, antes de finalizar limpeza da geladeira, vale se atentar aos cantos e elásticos para evitar que a sujeira se acumule. Feito isso, pode guardar a comida novamente.

eletrodomésticos

Foto: Shutterstock

Máquina de lavar louça

Como ele já funciona em temperaturas muito altas, o trabalho de manutenção necessário é muito menor. Mesmo assim, nunca é demais tomar algumas precauções e, acima de tudo, evitar erros muito comuns ao usá-la.

  • Embora normalmente joguemos os restos de comida no lixo antes de deixar o prato na pilha, é importante removê-los completamente. Esses restos podem servir como alimento para bactérias e, além disso, se acumulam no filtro e impedem que os pratos fiquem completamente limpos.
  • Em caso de dúvida, pode-se retirar o filtro a cada duas semanas para limpá-lo com água e sabão. Esfregue com uma escova de dentes se achar necessário.
  • Para manter o interior limpo, basta iniciar o processo de lavagem quando o tambor estiver vazio. Dessa forma, é possível desinfetar e evitar maus cheiros ao mesmo tempo.
  • O vapor que sai da máquina quando a lavagem termina pode conter esporos de fungos e microorganismos. Portanto, é melhor esperar um pouco antes de abri-la. Uma vez que aberta, deixe-a vazia por meia hora para que a umidade não fique impregnada.

Microondas

Com certeza o microondas é um dos eletrodomésticos mais usados no dia a dia. E não é incomum as pequenas “explosões” causadas pelo aquecimento rápido da comida, espalhando molhos e restos pelo aparelho.

  • Coloque em um refratário uma quantidade média de água e duas colheres de vinagre. Ligue o microondas por cinco minutos e deixe a mistura ferver. Quando acabar, espere mais três minutos para a remoção do recipiente. Você perceberá que a sujeira amoleceu. Passe um pano úmido.
  • Outro método é cortar um limão ao meio e colocar as metades viradas para baixo em um prato com uma colher (sopa) de água. Ligue o aparelho por 1 minuto, e depois, passe um pano seco limpo.
  • O prato giratório é removível e pode ser lavado na pia. Apenas atente-se para a sua temperatura. Espere a peça esfriar antes de lavar em água fria para que ele não trinque ou quebre.
  • Nas partes externas, como a base de controle, basta passar um pano umedecido.

Liquidificador

Este aparelho é um dos queridinhos das bactérias. Uma vez que vive úmido e possui bastante lugares para depósito de resíduos, como, por exemplo, a sua base e parte inferior da hélice.

  • Coloque água quente na metade do copo e 1 limão cortado com casca e bata no modo pulsar. Isso ajuda a remover odores, germes e restos de alimentos. Esta é uma dica básica para limpar eletrodomésticos no geral.
  • Encha o liquidificador com quatro xícaras de água e algumas gotas de detergente. Ligue no modo pulsar por três vezes. Passe a bucha e retire a oleosidade das paredes.
  • De vez em quando, é recomendável limpar o copo do liquidificador com água sanitária. A proporção é de uma colher (sopa) de água sanitária para um litro de água. Deixe de molho por algumas horas e depois lave com água e sabão normalmente.

No geral, siga as recomendações para limpar eletrodomésticos de forma eficiente e constante. Suas roupas e alimentos estarão seguros de microorganismos proliferadores de doença.

Leia também: