Saiba como tratar as alergias respiratórias e evitar o ronco

O ronco pode ser potencializado por conta de alguns problemas, tratar as alergias respiratórias é uma boa forma de evitar ou minimizar o problema

pessoa com alergia
É preciso consultar um especialista para saber a melhor forma de tratar a alergia. Foto: Shutterstock

É importante que a saúde do sistema respiratório esteja bem cuidada, porque certas disfunções podem piorar o quadro de ronco. “As alergias respiratórias provocam uma irritação na mucosa nasal, levando a um inchaço desse tecido, com consequente obstrução e aumento do ronco”, explica o otorrinolaringologista Marcelo Girotti Merighi. Nesta matéria, você aprende como tratar as alergias respiratórias.

pessoa com alergia

É preciso consultar um especialista para saber a melhor forma de tratar a alergia. Foto: Shutterstock

Trate as alergias

Limpar um móvel empoeirado, dobrar um cobertor, abrir uma gaveta antiga ou passar um pano na casa: quem é alérgico sabe que tudo isso pode desencadear uma crise não é mesmo? Ou, então, pode ser o ponta-pé para algumas doenças se manifestarem. Então, o que você pode fazer? É preciso aprender a conviver com as alergias. “As doenças respiratórias alérgicas têm tratamento, que promove um controle adequado e, às vezes, até uma remissão total da doença. O quanto antes o tratamento for feito, mais garantido será o resultado, por isso é importante procurar um médico”, conta o alergologista João Negreiros Tebyriçá.

O que acontece no organismo?

As alergias se manifestam em pessoas com predisposição a desenvolve-las, já que é um problema genético. Um dos alérgenos (substâncias que desencadeiam a reação alérgica) mais comuns é o ácaro. É normal dizer que as pessoas têm alergia a pó, mas, na verdade, o alérgeno é o ácaro, que vive na poeira da casa.

Ela pode se manifestar de duas formas: nasal (que consiste em espirro coriza); obstrução nasal e coceira (caracterizando a rinite alérgica); e a pulmonar, com tosse, falta de ar e aperto no peito. “Frequentemente, os pacientes têm as duas formas associadas, e é feito o tratamento para combater a rinite e a asma brônquica”,completa João Negreiros.

Qualidade de vida

tapete

Evitar tapetes e outros tecidos que juntem ácaros ajuda na diminuição das alergias. Foto: iStock.com/ Getty imagens

Assim que aparecerem os primeiros sintomas, procure um médico, pois só tratando fica mais fácil conviver com a doença. “Identificam-se os fatores causadores da alergia e o tratamento pode abranger uso de corticoides nasais e para os pulmões, broncodilatadores e, eventualmente, outros medicamentos, como os anti-histamínicos, de acordo com a gravidade do problema”, lista o alergologista.

Mais saúde em casa

Como a maioria das doenças respiratórias não possuem cura, tomar cuidados especiais com a limpeza do lar é a melhor prevenção. Porém, é importante destacar que existem outros desencadeadores das doenças, por exemplo, a fumaça do cigarro. “Há pessoas que fumam na varanda e acham que isso não tem problema, mas não é verdade” alerta a pneumologista Christina Pinho.

 

Consultoria: Christina Pinho, pneumologista; João Negreiros Tebyriçá, alergologista; Marcelo Girotti Merighi, otorrinolaringologista

Texto: Denis Eric/colaborador

 

 

LEIA TAMBÉM: