Terço: aprenda a rezá-lo corretamente e louve a Deus para pedir graças

Terço: aprenda a rezá-lo corretamente e louve a Deus para pedir graças

O Terço é a terça parte do rosário, ou seja, corresponde a 5 dezenas de orações, de um total de 15. Aprenda como rezá-lo corretamente e alcance milagres!

mulher segurando Biblia com um terço no meio
Foto: iStock.com/Getty Images

O Terço é a terça parte do rosário, ou seja, corresponde a 5 dezenas de orações, de um total de 15. Por isso, para saber sobre sua história e seu significado, é essencial ter conhecimento sobre o rosário.

A palavra “rosário” quer dizer “coroa ou jardim de rosas”. Ele originou-se na Irlanda, no século IX, e, naquela época, fazia referência aos 150 salmos de Davi. Como muitas pessoas não sabiam ler, eles eram declamados pelos monges. Com o passar dos anos, a oração do Pai-Nosso começou a se espalhar e, então, passou a ser recitado pelas pessoas comuns. Após um tempo, foi substituído pela Ave-Maria, que era ainda mais fácil de ser decorada e proclamada.

De início, os fiéis colocavam 150 pedrinhas em uma bolsa e faziam a contagem. Após um tempo, eram feitos nozinhos em um pedaço de barbante para facilitar as preces. Daí, a origem do formato do rosário utilizado atualmente. Por muito tempo, ele foi dividido em três partes, que correspondiam aos Mistérios Gozosos (nascimento e infância de Jesus), Dolorosos (paixão e morte) e Gloriosos (ressurreição e ascensão). Mas, em 2002, o papa João Paulo II decidiu incluir mais um conjunto de Mistérios, que seriam os Luminosos (vida pública do filho de Deus).

Depois de várias mudanças, convencionou-se rezar o terço da seguinte maneira:

terço

 Passo a passo

Aprenda a rezar as orações do Terço aqui.

LEIA TAMBÉM

Edição: Beatriz Albuquerque | Design: Aline Barudi

Fonte: www.fatima.com.br, www.paroquias.orgwww.tercodoshomens.org.br, www.overmundo.com.br e www.cancaonova.com.br