ABC do preparo: saiba como fazer sucos mais saudáveis e saborosos

Da escolha à higienização dos ingredientes, confira dicas para deixar seus sucos mais saudáveis e saborosos para consumir todos os dias

Sucos mais saudáveis em 3 copos de vidro sendo um de laranja do lado extremo esquerdo, um de kiwi no meio, e do lado direito tem um de maçã.
Foto: Shutterstock.com

Bem limpo

Os ingredientes frescos devem ser lavados em água corrente. Para exterminar todas as larvas e bactérias, deixe-os de molho por trinta minutos em uma solução de um litro de água para cada colher (sopa) de vinagre ou água sanitária. Em seguida, enxágue novamente. As frutas que são consumidas com casca devem ser esfregadas com uma escova ou bucha, para eliminar os agrotóxicos, porém sem usar sabão. Mesmo aqueles itens que terão a casca descartada devem ser higienizados.

Mais saboroso

Uma forma de inovar para ter sucos mais saudáveis é acrescentar ainda mais sabor às suas receitas é utilizar gelos com sabor. Para o preparo, couve e laranja são os mais indicados. Basta bater algumas folhas de couve com um pouco de água, distribuir em formas de gelo e levar ao congelador. No caso da laranja, é só congelar o suco puro da fruta em forminhas. Depois, utilize os cubinhos para gelar o suco de sua preferência.

Sucos mais saudáveis

As cascas de algumas frutas podem ser utilizadas no preparo dos sucos, pois também são ricas em nutrientes. Aqueles que não apreciam a ideia podem tirar lascas finas ao descascar. Os caroços devem ser descartados e as sementes podem ser mantidas, menos as da maçã e as da carambola, que podem ser tóxicas. Ao adicionar verduras à sua receita, prefira picá-las com as mãos para evitar a perda de nutrientes. “Quando são cortadas com a faca, o contato com o metal oxida e diminui os nutrientes”, ensina a nutricionista Luana Vasconcelos. Frutas congeladas podem ser utilizadas no preparo. Também é válido acrescentar sementes como chia e linhaça, para tornar a bebida ainda mais nutritiva.

Dicas de preparo

  • Use sempre água filtrada, inclusive para fazer os cubos de gelo.
  • Para que a sua receita dê certo e você tenha sucos mais saudáveis, siga todas as instruções à risca, respeitando as dosagens e as indicações prescritas.
  • Para o suco não perder a característica saudável, procure não adicionar ingredientes calóricos, como o leite condensado.
  • Adoce somente quando necessário e substitua o uso do açúcar refinado por mel ou açúcar mascavo, por serem mais saudáveis.
  • Após usar limão, lave bem as mãos com água e sabão e evite a exposição ao sol, para não manchar a pele.
  • Beba o suco logo após o preparo, para evitar alterações no sabor e perda de nutrientes.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Luana Vasconcelos, nutricionista 

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